O presente trabalho tem como objetivo analisar como uma abordagem em sala de aula via Resolução e Proposição de Problemas pode contribuir com o ensino-aprendizagem de Análise Combinatória, visando ir além da resolução do problema dando foco à proposição de problemas. Para isso, trazemos um recorte do trabalho de mestrado (SILVEIRA, 2016). Diante das diferentes perspectivas do uso da metodologia resolução de problemas em sala de aula, adotamos neste trabalho a proposta de Andrade (1998, 2011) intitulada: “Ensino-Aprendizagem de Matemática via resolução, exploração, codificação e descodificação de problemas e a multicontextualidade da sala de aula”. A pesquisa foi empreendida segundo uma abordagem qualitativa, visando buscar significados, interpretar e compreender as informações obtidas. A modalidade de pesquisa pode ser caracterizada como pedagógica, segundo a qual o professor é o pesquisador de sua própria sala de aula (LANKSHEAR E KNOBEL, 2008). Portanto, ao dar a oportunidade de os alunos serem escritores em sala de aula, notamos que eles ficaram felizes por estarem participando do fazer matemática. Por sua vez percebemos que os alunos tiveram facilidade em interpretar suas proposições de problemas, sendo capazes de relacionar uma ideia matemática com a sua vivência cotidiana. Com isso, de modo geral, não apresentaram dificuldades em resolver problemas que eles mesmos formularam, possibilitando assim um avanço nos diferentes tipos de agrupamentos.