No contexto da sociedade moderna a tecnologia é como um grande organismo vivo, que faz
os usuários estarem mais conectados e dependentes. A educação insere-se neste contexto, pois
necessita utilizá-la para proporcionar ao discente uma aprendizagem significativa na qual o caminho
percorrido seja dinâmico e prazeroso. A utilização das tecnologias no ambiente educacional cria
possibilidades para a transformação de antigos paradigmas educacionais e auxilia o professor na
execução de atividades pedagógicas inovadoras. Um dos auxílios que o professor pode utilizar são os
objetos virtuais de aprendizagem que possibilitam a capacidade de tornar a teoria em algo concreto
através de simulações, além de proporcionar a interação entre tecnologia e conhecimento. O presente
trabalho tem como objetivo principal apresentar para alunos e professores Objetos Virtuais de
Aprendizagem (OVA) no ensino da matemática, com ênfase no conteúdo trigonometria em todos os
níveis de ensino disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). Os dados
apresentados mostram que no BIOE em quase todos os níveis de ensino estão disponíveis OVAs para
o ensino de trigonometria, além de expor a organização e como acessar de maneira gratuita o BIOE. A
pesquisa contribui para inovar o processo educacional em sala de aula e fora dela e enfatiza a
importância do professor trabalhar as tecnologias no ensino da trigonometria.