Este trabalho resultou de experiência advinda do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). O mesmo tem por objetivo apresentar o estudo de função, utilizando como recurso didático a calculadora gráfica Desmos Graphing Calculator e sua contribuição para o ensino de matemática na Escola Estadual Nicanor Souto Maior, do município de Caruaru. Diante do cenário em que o mercado de trabalho e a sociedade se encontram em níveis de exigências e qualificações profissionais a escola hoje precisa se reinventar para poder atuar de forma efetiva no processo de desenvolvimento do cidadão e acreditamos no papel desenvolvido pela metodologia utilizada pelo professor em sala. Com o avanço da tecnologia, buscamos elencar suas contribuições para o âmbito da Educação Matemática. Como reflexo deste avanço, temos o aprimoramento das conexões, o fortalecimento da comunicação online, a busca por internet ágil, o uso de tabletes, computadores e smartphones, o que possibilita o compartilhamento de produções entre professores e alunos, entre os indivíduos. E os softwares buscam facilitar a aprendizagem, mostrando de forma clara e compreensiva diversos conceitos e transformações matemáticas. Pensando disto, apresentamos que se usarmos adequadamente o smartphone por intermédio do professor é possível aprender os conceitos de funções de uma forma lúdica.