Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O ENSINO DE ÁLGEBRA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS

Palavra-chaves: ÁLGEBRA ACADÊMICA, ÁLGEBRA ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PROFESSOR Comunicação Oral (CO) ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45178
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "O ENSINO DE ÁLGEBRA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir sobre o ensino de Álgebra na licenciatura em Matemática a partir das pesquisas realizas nos últimos anos nesta temática. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa bibliográfica, na qual reunimos pesquisas realizadas nos últimos anos disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que buscaram investigar sobre a Álgebra na formação inicial do professor de Matemática. Embora as pesquisas analisadas tenham sujeito de pesquisa diferentes, seja o professor formador, o licenciando, o licenciado ou a disciplina, todas elas têm a preocupação com as contribuições dos conhecimentos de Álgebra adquiridos pelo professor de matemática na licenciatura para a sua prática docente. Desse modo, apresentaremos neste artigo uma análise dessas pesquisas, como também os impactos causados por elas. De modo geral, as pesquisas evidenciam um distanciamento entre a Álgebra ensinada na Licenciatura e a Álgebra a ser ensinada na educação básica, apontando para a necessidade de um repensar no ensino da Álgebra acadêmica, de modo que subsidie a futura prática docente do licenciando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática"
    "palavra_chave" => "ÁLGEBRA ACADÊMICA, ÁLGEBRA ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA7_ID74_01082018175817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA DA CRUZ MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiolaa--@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45178
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "O ENSINO DE ÁLGEBRA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir sobre o ensino de Álgebra na licenciatura em Matemática a partir das pesquisas realizas nos últimos anos nesta temática. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa bibliográfica, na qual reunimos pesquisas realizadas nos últimos anos disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que buscaram investigar sobre a Álgebra na formação inicial do professor de Matemática. Embora as pesquisas analisadas tenham sujeito de pesquisa diferentes, seja o professor formador, o licenciando, o licenciado ou a disciplina, todas elas têm a preocupação com as contribuições dos conhecimentos de Álgebra adquiridos pelo professor de matemática na licenciatura para a sua prática docente. Desse modo, apresentaremos neste artigo uma análise dessas pesquisas, como também os impactos causados por elas. De modo geral, as pesquisas evidenciam um distanciamento entre a Álgebra ensinada na Licenciatura e a Álgebra a ser ensinada na educação básica, apontando para a necessidade de um repensar no ensino da Álgebra acadêmica, de modo que subsidie a futura prática docente do licenciando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática"
    "palavra_chave" => "ÁLGEBRA ACADÊMICA, ÁLGEBRA ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA7_ID74_01082018175817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA DA CRUZ MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiolaa--@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir sobre o ensino de Álgebra na licenciatura em Matemática a partir das pesquisas realizas nos últimos anos nesta temática. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa bibliográfica, na qual reunimos pesquisas realizadas nos últimos anos disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que buscaram investigar sobre a Álgebra na formação inicial do professor de Matemática. Embora as pesquisas analisadas tenham sujeito de pesquisa diferentes, seja o professor formador, o licenciando, o licenciado ou a disciplina, todas elas têm a preocupação com as contribuições dos conhecimentos de Álgebra adquiridos pelo professor de matemática na licenciatura para a sua prática docente. Desse modo, apresentaremos neste artigo uma análise dessas pesquisas, como também os impactos causados por elas. De modo geral, as pesquisas evidenciam um distanciamento entre a Álgebra ensinada na Licenciatura e a Álgebra a ser ensinada na educação básica, apontando para a necessidade de um repensar no ensino da Álgebra acadêmica, de modo que subsidie a futura prática docente do licenciando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.