Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

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RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DO JOGO TRILHA DAS OPERAÇÕES NO ÂMBITO DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA I

Palavra-chaves: QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Os jogos e materiais manipulativos são uma das maneiras pelas quais o professor pode ensinar Matemática, seu uso vem crescendo com a discussão de jogos no ensino. Com o tempo, percebeu-se que o método de ensino mais utilizado é o tradicional, e o jogo acrescenta algumas características que só ele pode oferecer ao aluno, para este método é importantíssimo à utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). No âmbito da disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, nos foi solicitado que construíssemos um jogo, escolhemos elaborar um tabuleiro voltado para a fixação das quatro operações básicas dentro do conjunto dos números inteiros. O jogo é composto por um dado numérico e o outro com os símbolos das operações básicas, tem 60 cartas com operações e outras 20 de situações problemas. Alertando as possíveis dificuldades introduzimos a utilização de palitos de picolé como material concreto para auxilia-los no cálculo, também contamos com folha registro, onde o professor pode trabalhar a análise de erros dos alunos. O Jogo tem como objetivo geral, dinamizar o ensino das quatro operações e como objetivos específicos buscamos trabalhar a resolução de problemas através do cálculo mental, escrito e a manipulação de objetos. Sendo assim, desde a construção até aplicação do jogo serviram de grande aprendizagem para todo o grupo. Contamos com a excelente participação dos discentes da disciplina e obtemos um ótimo resultado no ensino dinâmico das quatro operações básicas

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