Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DO JOGO TRILHA DAS OPERAÇÕES NO ÂMBITO DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA I

Palavra-chaves: QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45199
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 53
    "inscrito_id" => 85
    "titulo" => "RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DO JOGO TRILHA DAS OPERAÇÕES NO ÂMBITO DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA I"
    "resumo" => "Os jogos e materiais manipulativos são uma das maneiras pelas quais o professor pode ensinar Matemática, seu uso vem crescendo com a discussão de jogos no ensino. Com o tempo, percebeu-se que o método de ensino mais utilizado é o tradicional, e o jogo acrescenta algumas características que só ele pode oferecer ao aluno, para este método é importantíssimo à utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). No âmbito da disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, nos foi solicitado que construíssemos um jogo, escolhemos elaborar um tabuleiro voltado para a fixação das quatro operações básicas dentro do conjunto dos números inteiros.  O jogo é composto por um dado numérico e o outro com os símbolos das operações básicas, tem 60 cartas com operações e outras 20 de situações problemas. Alertando as possíveis dificuldades introduzimos a utilização de palitos de picolé como material concreto para auxilia-los no cálculo, também contamos com folha registro, onde o professor pode trabalhar a análise de erros dos alunos. O Jogo tem como objetivo geral, dinamizar o ensino das quatro operações e como objetivos específicos buscamos trabalhar a resolução de problemas através do cálculo mental, escrito e a manipulação de objetos. Sendo assim, desde a construção até aplicação do jogo serviram de grande aprendizagem para todo o grupo. Contamos com a excelente participação dos discentes da disciplina e obtemos um ótimo resultado no ensino dinâmico das quatro operações básicas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID85_17082018192932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "edusilva3108@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45199
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 53
    "inscrito_id" => 85
    "titulo" => "RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DO JOGO TRILHA DAS OPERAÇÕES NO ÂMBITO DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA I"
    "resumo" => "Os jogos e materiais manipulativos são uma das maneiras pelas quais o professor pode ensinar Matemática, seu uso vem crescendo com a discussão de jogos no ensino. Com o tempo, percebeu-se que o método de ensino mais utilizado é o tradicional, e o jogo acrescenta algumas características que só ele pode oferecer ao aluno, para este método é importantíssimo à utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). No âmbito da disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, nos foi solicitado que construíssemos um jogo, escolhemos elaborar um tabuleiro voltado para a fixação das quatro operações básicas dentro do conjunto dos números inteiros.  O jogo é composto por um dado numérico e o outro com os símbolos das operações básicas, tem 60 cartas com operações e outras 20 de situações problemas. Alertando as possíveis dificuldades introduzimos a utilização de palitos de picolé como material concreto para auxilia-los no cálculo, também contamos com folha registro, onde o professor pode trabalhar a análise de erros dos alunos. O Jogo tem como objetivo geral, dinamizar o ensino das quatro operações e como objetivos específicos buscamos trabalhar a resolução de problemas através do cálculo mental, escrito e a manipulação de objetos. Sendo assim, desde a construção até aplicação do jogo serviram de grande aprendizagem para todo o grupo. Contamos com a excelente participação dos discentes da disciplina e obtemos um ótimo resultado no ensino dinâmico das quatro operações básicas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID85_17082018192932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "edusilva3108@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Os jogos e materiais manipulativos são uma das maneiras pelas quais o professor pode ensinar Matemática, seu uso vem crescendo com a discussão de jogos no ensino. Com o tempo, percebeu-se que o método de ensino mais utilizado é o tradicional, e o jogo acrescenta algumas características que só ele pode oferecer ao aluno, para este método é importantíssimo à utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). No âmbito da disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, nos foi solicitado que construíssemos um jogo, escolhemos elaborar um tabuleiro voltado para a fixação das quatro operações básicas dentro do conjunto dos números inteiros. O jogo é composto por um dado numérico e o outro com os símbolos das operações básicas, tem 60 cartas com operações e outras 20 de situações problemas. Alertando as possíveis dificuldades introduzimos a utilização de palitos de picolé como material concreto para auxilia-los no cálculo, também contamos com folha registro, onde o professor pode trabalhar a análise de erros dos alunos. O Jogo tem como objetivo geral, dinamizar o ensino das quatro operações e como objetivos específicos buscamos trabalhar a resolução de problemas através do cálculo mental, escrito e a manipulação de objetos. Sendo assim, desde a construção até aplicação do jogo serviram de grande aprendizagem para todo o grupo. Contamos com a excelente participação dos discentes da disciplina e obtemos um ótimo resultado no ensino dinâmico das quatro operações básicas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.