Nesse artigo apresentam-se os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvida no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e tecnologia da Paraíba- (IFPB), Campus Campina Grande. A investigação surgiu a partir de inquietações emergidas de experiências vivenciadas em sala de aula, nas quais se observou uma ausência de aprendizagens sobre esse tema, como também de cenas testemunhadas em relações comerciais do cotidiano das pessoas, indicando um consumo exagerado e um desconhecimento da matemática financeira relativa a essas relações. O objetivo principal foi investigar a significância da educação financeira para a formação do cidadão e os processos de ensino desenvolvidos atualmente nas atividades escolares sobre esse tema. A pesquisa, que se insere na perspectiva qualitativa, teve como principal instrumento de coleta de dados, um questionário que buscou levantar informações sobre o consumo das pessoas e o conhecimento delas relativamente a temas basilares da matemática financeira. Os dados coletados mostraram que a maioria das pessoas converge para uma classificação denominada de “pessoas consumistas”. Mesmo os participantes tendo concluído o nível da educação básica, há um despreparo no que diz respeito ao conhecimento de temas básicos da matemática financeira. Verificou-se que esses temas são explorados de forma insignificante nos livros didáticos, levando a entender que é necessária outra configuração dos processos de ensino para contemplar conceitos que são relevantes para o cotidiano das pessoas.