Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO AFIM COM O AUXILIO DO SOFTWARE GEOGEBRA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FUNÇÃO AFIM, SOFTWARE GEOGEBRA Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45156
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 66
    "titulo" => "ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO AFIM COM O AUXILIO DO SOFTWARE GEOGEBRA."
    "resumo" => "Sabemos que o ensino de Matemática tem sido cada vez mais desafiador por ser considerada por alguns alunos como uma disciplina difícil. Diante deste cenário surge a necessidade dos professores de matemática procurar meios de provocar a interação e interesse dos alunos pela matemática com o objetivo de proporcionar um melhor aprendizado dos conteúdos matemáticos. Assim, novas metodologias são pensadas e discutidas com o propósito de auxiliar o professor em práticas que colaborem na aprendizagem dos conteúdos. As novas tecnologias associadas à educação vêm tomando espaço no ambiente escolar tornando-se uma excelente ferramenta de auxílio para o processo de ensino-aprendizagem. O uso de recursos computacionais de forma planejada pode contribuir significativamente para que o aluno se torne parte do processo na aprendizagem dos conteúdos, instigando-o a curiosidade e a investigação. O presente relato de experiência visa apresentar e discutir uma atividade realizada com 21 alunos de duas turmas de 1º ano médio da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande - PB, durante a regência do estágio supervisionado III. A atividade buscou verificar se o ensino da matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas com a construção e análise de gráficos da Função Afim utilizando o software Geogebra. A experiência com o uso das tecnologias por meio da construção, manipulação e visualização dos gráficos no software Geogebra fez com que os alunos gerassem conjecturas e verificassem os resultados obtidos, assim como possibilitou motivação no estudo do conteúdo matemático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FUNÇÃO AFIM, SOFTWARE GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID66_16082018205801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIRA ADRIELI BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAIRA SILVA"
    "autor_email" => "maira.abds@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45156
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 66
    "titulo" => "ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO AFIM COM O AUXILIO DO SOFTWARE GEOGEBRA."
    "resumo" => "Sabemos que o ensino de Matemática tem sido cada vez mais desafiador por ser considerada por alguns alunos como uma disciplina difícil. Diante deste cenário surge a necessidade dos professores de matemática procurar meios de provocar a interação e interesse dos alunos pela matemática com o objetivo de proporcionar um melhor aprendizado dos conteúdos matemáticos. Assim, novas metodologias são pensadas e discutidas com o propósito de auxiliar o professor em práticas que colaborem na aprendizagem dos conteúdos. As novas tecnologias associadas à educação vêm tomando espaço no ambiente escolar tornando-se uma excelente ferramenta de auxílio para o processo de ensino-aprendizagem. O uso de recursos computacionais de forma planejada pode contribuir significativamente para que o aluno se torne parte do processo na aprendizagem dos conteúdos, instigando-o a curiosidade e a investigação. O presente relato de experiência visa apresentar e discutir uma atividade realizada com 21 alunos de duas turmas de 1º ano médio da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande - PB, durante a regência do estágio supervisionado III. A atividade buscou verificar se o ensino da matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas com a construção e análise de gráficos da Função Afim utilizando o software Geogebra. A experiência com o uso das tecnologias por meio da construção, manipulação e visualização dos gráficos no software Geogebra fez com que os alunos gerassem conjecturas e verificassem os resultados obtidos, assim como possibilitou motivação no estudo do conteúdo matemático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FUNÇÃO AFIM, SOFTWARE GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID66_16082018205801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIRA ADRIELI BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAIRA SILVA"
    "autor_email" => "maira.abds@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Sabemos que o ensino de Matemática tem sido cada vez mais desafiador por ser considerada por alguns alunos como uma disciplina difícil. Diante deste cenário surge a necessidade dos professores de matemática procurar meios de provocar a interação e interesse dos alunos pela matemática com o objetivo de proporcionar um melhor aprendizado dos conteúdos matemáticos. Assim, novas metodologias são pensadas e discutidas com o propósito de auxiliar o professor em práticas que colaborem na aprendizagem dos conteúdos. As novas tecnologias associadas à educação vêm tomando espaço no ambiente escolar tornando-se uma excelente ferramenta de auxílio para o processo de ensino-aprendizagem. O uso de recursos computacionais de forma planejada pode contribuir significativamente para que o aluno se torne parte do processo na aprendizagem dos conteúdos, instigando-o a curiosidade e a investigação. O presente relato de experiência visa apresentar e discutir uma atividade realizada com 21 alunos de duas turmas de 1º ano médio da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande - PB, durante a regência do estágio supervisionado III. A atividade buscou verificar se o ensino da matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas com a construção e análise de gráficos da Função Afim utilizando o software Geogebra. A experiência com o uso das tecnologias por meio da construção, manipulação e visualização dos gráficos no software Geogebra fez com que os alunos gerassem conjecturas e verificassem os resultados obtidos, assim como possibilitou motivação no estudo do conteúdo matemático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.