RESUMO
Vivemos em uma sociedade em constante mudança. Portanto, a escola precisa caminhar paralelamente a tais mudanças que estão diretamente ligadas ao conhecimento e ao uso que se faz das novas tecnologias no ensino, para atender às reais necessidades dos alunos e professores no processo interativo de ensino/aprendizagem. Desse modo, o estudo ora apresentado tem por objetivo analisar as práticas de escrita desenvolvidas em uma Escola Pública Municipal de Campina Grande, no 4º ano do Ensino Fundamental I, objetivando observar e descrever como ocorre o processo de reconfiguração do ensino da escrita em ambiente virtual – Blog – e a interação entre os interlocutores professor/aluno e aluno/aluno, em sala de aula, bem como no referido ambiente virtual, durante uma sequência didática referente ao gênero textual Lendas. Como aporte teórico subjacente ao estudo realizado, utilizamos as teorias dos Gêneros Textuais Marcuschi (2004), dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (1997) e de autores como: Almeida (2010), Xavier (2004) e Pereira (2007) que abordam o uso das novas tecnologias no processo de ensino, tendo como cerne os desafios e possibilidades do uso que se faz da tecnologia como recurso auxiliar à prática docente. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho descritivo-interpretativa. Os dados coletados para análise constam de produções textuais de autoria dos alunos e postados no ambiente virtual blog. Como resultado, nós verificamos que durante a realização das atividades a professora adotou uma concepção de linguagem social e interacionista, desse modo propôs um ensino pautado na mediação entre seus pares.