Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ESCRITA EM AMBIENTE VIRTUAL: O PROFESSOR DIANTE DE UM NOVO CONTEXTO DE ENSINO

Palavra-chaves: PRÁTICAS DE ESCRITA, , BLOG, LENDAS Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45006
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 77
    "inscrito_id" => 729
    "titulo" => "RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ESCRITA EM AMBIENTE VIRTUAL: O PROFESSOR DIANTE DE UM NOVO CONTEXTO DE ENSINO"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      Vivemos em uma sociedade em constante mudança. Portanto, a escola precisa caminhar paralelamente a tais mudanças que estão diretamente ligadas ao conhecimento e ao uso que se faz das novas tecnologias no ensino, para atender às reais necessidades dos alunos e professores no processo interativo de ensino/aprendizagem. Desse modo, o estudo ora apresentado tem por objetivo analisar as práticas de escrita desenvolvidas em uma Escola Pública Municipal de Campina Grande, no 4º ano do Ensino Fundamental I, objetivando observar e descrever como ocorre o processo de reconfiguração do ensino da escrita em ambiente virtual – Blog – e a interação entre os interlocutores professor/aluno e aluno/aluno, em sala de aula, bem como no referido ambiente virtual, durante uma sequência didática referente ao gênero textual  Lendas. Como aporte teórico subjacente ao estudo realizado, utilizamos as teorias dos Gêneros Textuais Marcuschi (2004), dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (1997) e de autores como: Almeida (2010), Xavier (2004) e Pereira (2007) que abordam o uso das novas tecnologias no processo de ensino, tendo como cerne os desafios e possibilidades do uso que se faz da tecnologia como recurso auxiliar à prática docente. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho descritivo-interpretativa. Os dados coletados para análise constam de produções textuais de autoria dos alunos e postados no ambiente virtual blog. Como resultado, nós verificamos que durante a realização das atividades a professora adotou uma concepção de linguagem social e interacionista, desse modo propôs um ensino pautado na mediação entre seus pares.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE ESCRITA,, BLOG, LENDAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID729_12052018172739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEN LÚCIA FIGUEIRÊDO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARMEN"
    "autor_email" => "karmenlucya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45006
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 77
    "inscrito_id" => 729
    "titulo" => "RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ESCRITA EM AMBIENTE VIRTUAL: O PROFESSOR DIANTE DE UM NOVO CONTEXTO DE ENSINO"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      Vivemos em uma sociedade em constante mudança. Portanto, a escola precisa caminhar paralelamente a tais mudanças que estão diretamente ligadas ao conhecimento e ao uso que se faz das novas tecnologias no ensino, para atender às reais necessidades dos alunos e professores no processo interativo de ensino/aprendizagem. Desse modo, o estudo ora apresentado tem por objetivo analisar as práticas de escrita desenvolvidas em uma Escola Pública Municipal de Campina Grande, no 4º ano do Ensino Fundamental I, objetivando observar e descrever como ocorre o processo de reconfiguração do ensino da escrita em ambiente virtual – Blog – e a interação entre os interlocutores professor/aluno e aluno/aluno, em sala de aula, bem como no referido ambiente virtual, durante uma sequência didática referente ao gênero textual  Lendas. Como aporte teórico subjacente ao estudo realizado, utilizamos as teorias dos Gêneros Textuais Marcuschi (2004), dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (1997) e de autores como: Almeida (2010), Xavier (2004) e Pereira (2007) que abordam o uso das novas tecnologias no processo de ensino, tendo como cerne os desafios e possibilidades do uso que se faz da tecnologia como recurso auxiliar à prática docente. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho descritivo-interpretativa. Os dados coletados para análise constam de produções textuais de autoria dos alunos e postados no ambiente virtual blog. Como resultado, nós verificamos que durante a realização das atividades a professora adotou uma concepção de linguagem social e interacionista, desse modo propôs um ensino pautado na mediação entre seus pares.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE ESCRITA,, BLOG, LENDAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID729_12052018172739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEN LÚCIA FIGUEIRÊDO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARMEN"
    "autor_email" => "karmenlucya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

RESUMO Vivemos em uma sociedade em constante mudança. Portanto, a escola precisa caminhar paralelamente a tais mudanças que estão diretamente ligadas ao conhecimento e ao uso que se faz das novas tecnologias no ensino, para atender às reais necessidades dos alunos e professores no processo interativo de ensino/aprendizagem. Desse modo, o estudo ora apresentado tem por objetivo analisar as práticas de escrita desenvolvidas em uma Escola Pública Municipal de Campina Grande, no 4º ano do Ensino Fundamental I, objetivando observar e descrever como ocorre o processo de reconfiguração do ensino da escrita em ambiente virtual – Blog – e a interação entre os interlocutores professor/aluno e aluno/aluno, em sala de aula, bem como no referido ambiente virtual, durante uma sequência didática referente ao gênero textual Lendas. Como aporte teórico subjacente ao estudo realizado, utilizamos as teorias dos Gêneros Textuais Marcuschi (2004), dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (1997) e de autores como: Almeida (2010), Xavier (2004) e Pereira (2007) que abordam o uso das novas tecnologias no processo de ensino, tendo como cerne os desafios e possibilidades do uso que se faz da tecnologia como recurso auxiliar à prática docente. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho descritivo-interpretativa. Os dados coletados para análise constam de produções textuais de autoria dos alunos e postados no ambiente virtual blog. Como resultado, nós verificamos que durante a realização das atividades a professora adotou uma concepção de linguagem social e interacionista, desse modo propôs um ensino pautado na mediação entre seus pares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.