Este artigo é um relato de experiência docente vivenciada ao preparar e lecionar o módulo Educação Política em um curso de extensão para formação inicial e continuada de jovens e adultos trabalhadores, em Eletricidade Básica, através da metodologia “criação do saber” do Centro de Trabalho e Cultura – CTC, de Recife/Pernambuco, a qual baseia-se na pedagogia da pergunta. O objetivo do módulo foi a formação política para o mundo do trabalho a partir de uma perspectiva histórica da formação da classe trabalhadora no Brasil. Com ênfase na construção de um saber coletivo e participativo, o docente atua como instigador e mediador através de perguntas dirigidas a um público de EJA que buscava no curso uma formação inicial ou continuada para seu reposicionamento no mercado de trabalho. A experiência faz parte de um projeto de doutorado inserido nos estudos do NUCLEAPE/IFF/UENF (Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência). Este relato aborda a forma de construção do módulo de Educação Política e uma reflexão sobre a experiência docente a partir da pedagogia da pergunta.