O presente estudo traça uma breve discussão a respeito da ludicidade nas metodologias do ensino de Língua Portuguesa, tendo como público principal os discentes surdos. É notório nos dias de hoje que a educação de surdos tem ganhado muita visibilidade, porém não podemos dizer que ela não precise melhorar. Comparando o panorama da educação de surdos em 1880 com o de agora, percebemos que os surdos tiveram um grande salto na luta pelos seus direitos, pois atualmente eles têm sua Língua reconhecida nos estudos linguísticos e também nos meios legais. No Brasil, a lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação. Porém, não podemos esquecer que o surdo precisa aprender a Língua Portuguesa, visto que é a língua oficial do país onde vivem. Frente a isso, procuramos nessa pesquisa traçar uma análise de como se dá o ensino de Língua Portuguesa para surdos e sugerir estratégias lúdicas para que os professores dinamizem suas aulas. Para o embasamento desta pesquisa, fizemos leituras de artigos científicos bem como livros que tratam da temática abordada nesta pesquisa. Consideramos esse estudo de grande importância, pois o tema escolhido é pouco discutido e necessita ganhar mais visibilidade. Esperamos que este trabalho sirva de suporte aos docentes que procurem modificar suas metodologias para o ensino dos surdos.