ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA À LUZ DA APRENDIZAGEM MEDIADA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44363 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 637 "inscrito_id" => 2118 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA À LUZ DA APRENDIZAGEM MEDIADA" "resumo" => "O referido trabalho se deu em classe de 3º ano do 1º ciclo, com ação pedagógica à luz da Alfabetização Científica/AC e, da metodologia da Experiência de Aprendizagem Mediada/EAM em Reuven Feuerstein (1980-2014). Houve estudos e pesquisas que se constituíram em práticas-científicas mediadas aos alunos pela EAM para a compreensão a cerca dos fenômenos naturais que envolvem a pressão atmosférica, o calor e seus efeitos presentes na natureza a partir da ação humana. Nas atividades da AC, utilizamos recursos audiovisuais, produção e interpretação de desenhos, vídeos referentes aos conteúdos em foco, bem como, experiências concretas com materiais de baixo custo trazendo à sala, a representação de fenômenos presentes no cotidiano dos alunos. Nesse processo, consideramos os conhecimentos prévios dos discentes para que pudéssemos construir conceitos sólidos sobre os assuntos, valorizando a intuição e curiosidade num diálogo reflexivo e comparativo a cerca dos fenômenos e interferência humana na natureza. A rota metodológica da pesquisa se deu aos moldes da Pesquisa-Ação, por entendermos a autorreflexão coletiva, um fator importante para a construção conceitual dos estudantes durante a intervenção pedagógica. Concluindo, as várias experiências simples e de baixo custo executadas, nos levou ao logro do aprendizado significativo muito bem registrado nas produções dos alunos – eles apresentaram um grau superior de interesse e envolvimento na execução das tarefas de aprendizagem a partir das várias experiências científicas que realizamos em aula; foram capazes de discutir com exemplos de forma reflexiva e criativa, refletidos tanto em seus desenhos como na oralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA/AC, APRENDIZAGEM MEDIADA/EAM, EXPERIÊNCIAS DE BAIXO CUSTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID2118_03082018185041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CAROLINE MELGUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA CAROLINE" "autor_email" => "caroline.melgueira.silva@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44363 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 637 "inscrito_id" => 2118 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA À LUZ DA APRENDIZAGEM MEDIADA" "resumo" => "O referido trabalho se deu em classe de 3º ano do 1º ciclo, com ação pedagógica à luz da Alfabetização Científica/AC e, da metodologia da Experiência de Aprendizagem Mediada/EAM em Reuven Feuerstein (1980-2014). Houve estudos e pesquisas que se constituíram em práticas-científicas mediadas aos alunos pela EAM para a compreensão a cerca dos fenômenos naturais que envolvem a pressão atmosférica, o calor e seus efeitos presentes na natureza a partir da ação humana. Nas atividades da AC, utilizamos recursos audiovisuais, produção e interpretação de desenhos, vídeos referentes aos conteúdos em foco, bem como, experiências concretas com materiais de baixo custo trazendo à sala, a representação de fenômenos presentes no cotidiano dos alunos. Nesse processo, consideramos os conhecimentos prévios dos discentes para que pudéssemos construir conceitos sólidos sobre os assuntos, valorizando a intuição e curiosidade num diálogo reflexivo e comparativo a cerca dos fenômenos e interferência humana na natureza. A rota metodológica da pesquisa se deu aos moldes da Pesquisa-Ação, por entendermos a autorreflexão coletiva, um fator importante para a construção conceitual dos estudantes durante a intervenção pedagógica. Concluindo, as várias experiências simples e de baixo custo executadas, nos levou ao logro do aprendizado significativo muito bem registrado nas produções dos alunos – eles apresentaram um grau superior de interesse e envolvimento na execução das tarefas de aprendizagem a partir das várias experiências científicas que realizamos em aula; foram capazes de discutir com exemplos de forma reflexiva e criativa, refletidos tanto em seus desenhos como na oralidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA/AC, APRENDIZAGEM MEDIADA/EAM, EXPERIÊNCIAS DE BAIXO CUSTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID2118_03082018185041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CAROLINE MELGUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA CAROLINE" "autor_email" => "caroline.melgueira.silva@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }