Resumo: O presente trabalho teve como objetivo conhecer as conquistas e as dificuldades encontradas durante o processo de inclusão e escolarização de pessoas com deficiência visual, analisando as concepções sobre o processo de ensino/aprendizagem e as adaptações curriculares feitas por uma escola regular que atende pessoas com deficiência visual (DV). Considerando isto, nosso trabalho tem como tema a educação de pessoas com DV. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista com roteiro semiestruturado para 3 alunos deficientes visuais; e questionário para 3 gestores e 8 professores da escola de ensino fundamental e médio na cidade de Campina Grande/PB. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se a entrevista, o questionário e a observação, se caracterizando a pesquisa de abordagem qualitativa Os dados nos permite afirmar que se faz necessário modificar a forma de pensar e de fazer educação nas salas de aula regulares quanto aos aspectos pedagógicos: planejar o ensino; desenvolver e aprimorar a formação do educador; e, adaptar o ambiente escolar quanto à acessibilidade de recurso ao currículo e aspectos físicos. A inclusão dever ser abrangente desde as atitudes, as formas de atendimento às pessoas com deficiência até as adaptações, sejam elas, atitudinais, sociais, curriculares, entre outras; as quais devem observar as necessidades especiais de todos.