No presente artigo, relatamos uma experiência de atividade extensionista desenvolvida pelo Grupo PET Pedagogia da UFCG, campus de Campina Grande, que teve como objetivos propiciar o aprofundamento da aprendizagem de aspectos teóricos e de uso da Libras em situações contextualizadas e (re) construir materiais pedagógicos para o ensino de Libras como L1. Conforme estabelece o Decreto nº 5.626 de 2005, que regulamenta a Lei da Libras (Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002), a formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, viabilizando a formação bilíngue, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução. Tendo como base tais orientações, foi promovido o curso Práticas pedagógicas na educação de Surdos: criando pontes para (re)construir materiais pedagógicos para o ensino de Libras, com 45h semanais, ministrado por professoras do curso Letras Libras (UAL/CH/UFCG). Para tanto, foram promovidos encontros semanais com professores de escolas específicas para surdos e inclusivas para: aprofundamento de estudos teóricos da Libras; produção de materiais pedagógicos diversificados para o ensino dessa língua, numa perspectiva bilíngue; e a vivência no contexto escolar com o material (re) construído. O curso promoveu uma interação significativa das PETianas com os profissionais participantes e a vivência lúdica do material produzido com alunos surdos em uma escola específica para surdos de Campina Grande/PB, revelando a importância de se considerar as particularidades viso-gestuais do aluno surdo.