A (RE) CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE LIBRAS/L1 NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44171 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 554 "inscrito_id" => 599 "titulo" => "A (RE) CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE LIBRAS/L1 NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "No presente artigo, relatamos uma experiência de atividade extensionista desenvolvida pelo Grupo PET Pedagogia da UFCG, campus de Campina Grande, que teve como objetivos propiciar o aprofundamento da aprendizagem de aspectos teóricos e de uso da Libras em situações contextualizadas e (re) construir materiais pedagógicos para o ensino de Libras como L1. Conforme estabelece o Decreto nº 5.626 de 2005, que regulamenta a Lei da Libras (Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002), a formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, viabilizando a formação bilíngue, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução. Tendo como base tais orientações, foi promovido o curso Práticas pedagógicas na educação de Surdos: criando pontes para (re)construir materiais pedagógicos para o ensino de Libras, com 45h semanais, ministrado por professoras do curso Letras Libras (UAL/CH/UFCG). Para tanto, foram promovidos encontros semanais com professores de escolas específicas para surdos e inclusivas para: aprofundamento de estudos teóricos da Libras; produção de materiais pedagógicos diversificados para o ensino dessa língua, numa perspectiva bilíngue; e a vivência no contexto escolar com o material (re) construído. O curso promoveu uma interação significativa das PETianas com os profissionais participantes e a vivência lúdica do material produzido com alunos surdos em uma escola específica para surdos de Campina Grande/PB, revelando a importância de se considerar as particularidades viso-gestuais do aluno surdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS/L1, FORMAÇÃO DOCENTE, MATERIAIS PEDAGÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID599_02082018214641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LETÍCIA DE ALMEIDA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "ANA LETÍCIA" "autor_email" => "analeticiaac17@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44171 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 554 "inscrito_id" => 599 "titulo" => "A (RE) CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE LIBRAS/L1 NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "No presente artigo, relatamos uma experiência de atividade extensionista desenvolvida pelo Grupo PET Pedagogia da UFCG, campus de Campina Grande, que teve como objetivos propiciar o aprofundamento da aprendizagem de aspectos teóricos e de uso da Libras em situações contextualizadas e (re) construir materiais pedagógicos para o ensino de Libras como L1. Conforme estabelece o Decreto nº 5.626 de 2005, que regulamenta a Lei da Libras (Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002), a formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, viabilizando a formação bilíngue, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução. Tendo como base tais orientações, foi promovido o curso Práticas pedagógicas na educação de Surdos: criando pontes para (re)construir materiais pedagógicos para o ensino de Libras, com 45h semanais, ministrado por professoras do curso Letras Libras (UAL/CH/UFCG). Para tanto, foram promovidos encontros semanais com professores de escolas específicas para surdos e inclusivas para: aprofundamento de estudos teóricos da Libras; produção de materiais pedagógicos diversificados para o ensino dessa língua, numa perspectiva bilíngue; e a vivência no contexto escolar com o material (re) construído. O curso promoveu uma interação significativa das PETianas com os profissionais participantes e a vivência lúdica do material produzido com alunos surdos em uma escola específica para surdos de Campina Grande/PB, revelando a importância de se considerar as particularidades viso-gestuais do aluno surdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS/L1, FORMAÇÃO DOCENTE, MATERIAIS PEDAGÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID599_02082018214641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LETÍCIA DE ALMEIDA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "ANA LETÍCIA" "autor_email" => "analeticiaac17@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }