O conhecimento matemático é de fundamental importância na vida das pessoas, porém em alguns casos ele é tido como de difícil assimilação. No âmbito escolar, alunos com deficiência intelectual, em muitos casos, apresentam dificuldades em certas habilidades, quais sejam: atenção, memorização, raciocínio, abstração e outras, que são fundamentais para a aprendizagem matemática. Neste contexto, o presente relato de experiência tem como objetivo descrever de modo sistemático o desenvolvimento de práticas de ensino no exercício da formação continuada de professores e na perspectiva da Matemática inclusiva. O campo empírico desta pesquisa compreende os discentes do curso de Especialização em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cajazeiras. Para tanto, buscou-se desenvolver atividades laborais dada ênfase ao ensino de geometria, por meio da utilização de materiais concretos, tais como: tangram, geoplano e sólidos geométricos, bem como suas potencialidades para promoção de um ambiente inclusivo. Contudo, depreende-se que o uso de materiais didáticos pedagógicos com abordagem lúdica pode ser tomada de partida promissora para potencializar o ensino de Matemática na perspectiva de um ambiente inclusivo.