INCLUSÃO E LETRAMENTO DIGITAL: VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO PROJETO UCA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44716 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 890 "inscrito_id" => 2247 "titulo" => "INCLUSÃO E LETRAMENTO DIGITAL: VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO PROJETO UCA" "resumo" => "Este artigo objetiva analisar as percepções dos professores e alunos do Projeto UCA, considerando a inclusão e o Letramento Digital (LD), dos mesmos, no processo de ensino-aprendizagem na escola. A pesquisa foi realizada com base em estudos bibliográficos e análises de práticas realizadas em sala de aula no que se refere ao letramento digital e o uso das tecnologias e suas ferramentas no cotidiano escolar. Destacam-se autores como Arruda (2009), Pais (2010), Silva (2009) e Xavier (2005), que servem de suporte para sustentar as afirmações apresentadas. Para tal feito, observamos as aulas de professores que lecionam a disciplina de língua portuguesa do 8º ao 9º ano, nas quais atividades eram previamente planejadas e articuladas com a utilização de uma ferramenta tecnológica, o laptop. As observações foram realizadas no laboratório da escola Raul Monte de Ensino Fundamental II, localizada na cidade de Sobral, Ceará, que faz parte do projeto há três anos sob a supervisão de uma professora tutora. Durante as observações, notamos algumas mudanças bastante significativas para o processo de ensino-aprendizagem cotidiano: o projeto UCA proporciona a inclusão de ambas as partes envolvidas (professor e aluno) e que a qualificação do professor através do LD abre portas para um aprendizado autônomo em que os indivíduos podem participar da construção do seu próprio conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, INCLUSÃO, PROJETO UCA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID2247_11082018213923.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILE GONÇALVES PINHEIRO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAMILE PINHEIRO" "autor_email" => "JAMILEG_PINHEIRO@OUTLOOK." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44716 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 890 "inscrito_id" => 2247 "titulo" => "INCLUSÃO E LETRAMENTO DIGITAL: VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO PROJETO UCA" "resumo" => "Este artigo objetiva analisar as percepções dos professores e alunos do Projeto UCA, considerando a inclusão e o Letramento Digital (LD), dos mesmos, no processo de ensino-aprendizagem na escola. A pesquisa foi realizada com base em estudos bibliográficos e análises de práticas realizadas em sala de aula no que se refere ao letramento digital e o uso das tecnologias e suas ferramentas no cotidiano escolar. Destacam-se autores como Arruda (2009), Pais (2010), Silva (2009) e Xavier (2005), que servem de suporte para sustentar as afirmações apresentadas. Para tal feito, observamos as aulas de professores que lecionam a disciplina de língua portuguesa do 8º ao 9º ano, nas quais atividades eram previamente planejadas e articuladas com a utilização de uma ferramenta tecnológica, o laptop. As observações foram realizadas no laboratório da escola Raul Monte de Ensino Fundamental II, localizada na cidade de Sobral, Ceará, que faz parte do projeto há três anos sob a supervisão de uma professora tutora. Durante as observações, notamos algumas mudanças bastante significativas para o processo de ensino-aprendizagem cotidiano: o projeto UCA proporciona a inclusão de ambas as partes envolvidas (professor e aluno) e que a qualificação do professor através do LD abre portas para um aprendizado autônomo em que os indivíduos podem participar da construção do seu próprio conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, INCLUSÃO, PROJETO UCA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID2247_11082018213923.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILE GONÇALVES PINHEIRO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAMILE PINHEIRO" "autor_email" => "JAMILEG_PINHEIRO@OUTLOOK." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }