Este artigo objetiva analisar as percepções dos professores e alunos do Projeto UCA, considerando a inclusão e o Letramento Digital (LD), dos mesmos, no processo de ensino-aprendizagem na escola. A pesquisa foi realizada com base em estudos bibliográficos e análises de práticas realizadas em sala de aula no que se refere ao letramento digital e o uso das tecnologias e suas ferramentas no cotidiano escolar. Destacam-se autores como Arruda (2009), Pais (2010), Silva (2009) e Xavier (2005), que servem de suporte para sustentar as afirmações apresentadas. Para tal feito, observamos as aulas de professores que lecionam a disciplina de língua portuguesa do 8º ao 9º ano, nas quais atividades eram previamente planejadas e articuladas com a utilização de uma ferramenta tecnológica, o laptop. As observações foram realizadas no laboratório da escola Raul Monte de Ensino Fundamental II, localizada na cidade de Sobral, Ceará, que faz parte do projeto há três anos sob a supervisão de uma professora tutora. Durante as observações, notamos algumas mudanças bastante significativas para o processo de ensino-aprendizagem cotidiano: o projeto UCA proporciona a inclusão de ambas as partes envolvidas (professor e aluno) e que a qualificação do professor através do LD abre portas para um aprendizado autônomo em que os indivíduos podem participar da construção do seu próprio conhecimento.