A INCLUSÃO SOB O OLHAR DE EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44298 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1000 "inscrito_id" => 2119 "titulo" => "A INCLUSÃO SOB O OLHAR DE EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "alunos especiais numa escola regular, como se esse processo (de integração) representasse a inclusão escolar. O professor deve estar habilitado para atuar no ensino inclusivo e isso inclui ter conhecimentos. Uma escola que promove a inclusão educacional tem como proposito favorecer a aprendizagem considerando toda diversidade e suas particularidades. Sabe-se da importância de se romper com o paradigma de integrar o aluno com deficiência ou com necessidades especiais sobre a legislação, dispor de recursos adaptados, acreditar nas potencialidades dos educandos e estar disposto para lidar com uma diversidade que requer práticas pedagógicas diferenciadas. Diante disso, objetivou-se verificar qual a percepção de professores de uma escola pública sobre o significado e a prática na educação inclusiva. Para isso foi desenvolvido uma pesquisa de campo de natureza descritiva numa escola municipal situada na cidade Soledade-PB. Os sujeitos da pesquisa foram professores e o instrumento utilizado foram os questionários. Constatou-se que 38% dos professores consideram que o respeito às diferenças é de fundamental importância para atuar na inclusão, contudo 33,3% dos educadores expressaram que a formação continuada é indispensável e 53,4% acreditam que a presença de alunos com deficiência interfere na prática pedagógica e que esses alunos teriam melhor desempenho em escolas especializadas. A partir das respostas obtidas através dos questionários, foi possível concluir que as concepções de alguns professores estão na contramão do processo inclusivo. Nesse sentido faz-se necessário políticas publicas eficazes, currículo e metodologias adaptadas para que o sistema educacional possa se adequar e promover uma educação inclusiva de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONCEPÇÃO, ESCOLAS, ESPECIAIS, ESPECIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID2119_12082018193258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EVANILDA SALUSTIANO SOARES" "autor_nome_curto" => "EVANILDA" "autor_email" => "evanildasalustiano@hotmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44298 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1000 "inscrito_id" => 2119 "titulo" => "A INCLUSÃO SOB O OLHAR DE EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "alunos especiais numa escola regular, como se esse processo (de integração) representasse a inclusão escolar. O professor deve estar habilitado para atuar no ensino inclusivo e isso inclui ter conhecimentos. Uma escola que promove a inclusão educacional tem como proposito favorecer a aprendizagem considerando toda diversidade e suas particularidades. Sabe-se da importância de se romper com o paradigma de integrar o aluno com deficiência ou com necessidades especiais sobre a legislação, dispor de recursos adaptados, acreditar nas potencialidades dos educandos e estar disposto para lidar com uma diversidade que requer práticas pedagógicas diferenciadas. Diante disso, objetivou-se verificar qual a percepção de professores de uma escola pública sobre o significado e a prática na educação inclusiva. Para isso foi desenvolvido uma pesquisa de campo de natureza descritiva numa escola municipal situada na cidade Soledade-PB. Os sujeitos da pesquisa foram professores e o instrumento utilizado foram os questionários. Constatou-se que 38% dos professores consideram que o respeito às diferenças é de fundamental importância para atuar na inclusão, contudo 33,3% dos educadores expressaram que a formação continuada é indispensável e 53,4% acreditam que a presença de alunos com deficiência interfere na prática pedagógica e que esses alunos teriam melhor desempenho em escolas especializadas. A partir das respostas obtidas através dos questionários, foi possível concluir que as concepções de alguns professores estão na contramão do processo inclusivo. Nesse sentido faz-se necessário políticas publicas eficazes, currículo e metodologias adaptadas para que o sistema educacional possa se adequar e promover uma educação inclusiva de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONCEPÇÃO, ESCOLAS, ESPECIAIS, ESPECIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID2119_12082018193258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EVANILDA SALUSTIANO SOARES" "autor_nome_curto" => "EVANILDA" "autor_email" => "evanildasalustiano@hotmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }