Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, INCLUSÃO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ESCOLA PÚBLICA. Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo, numa perspectiva quanti-qualitativa, mediante aplicação de uma breve entrevista, composto por seis perguntas subjetivas de cunho pessoal e profissional, proposto aos pais do aluno com TEA e aos profissionais da escola entre eles: gestores, supervisor, professores da sala regular do aluno com TEA, professoras da sala de recursos multifuncionais e a professora auxiliar. As respostas dos questionários foram analisadas e associadas ao aporte teórico. A partir da pesquisa desenvolvida, percebemos que a inclusão do aluno com TEA na escola pública vem acontecendo, porém ainda apresenta algumas dificuldades e desafios, principalmente quanto à formação dos professores. Os profissionais da escola como também os pais do aluno com TEA destaca a atuação das professoras de Educação Especial para o processo de inclusão, acompanhamento e aprendizagem do aluno, bem como no apoio a equipe escolar e professores com relação a orientações e acessibilidade de materiais e atividades escolares. Portanto, compreendemos que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribui para o processo de inclusão educacional dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, entre eles para os alunos que apresentam TEA.O presente trabalho decorre dos resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo discutir o processo de inclusão do aluno com Transtorno do Espectro " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, INCLUSÃO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ESCOLA PÚBLICA." 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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho decorre dos resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo discutir o processo de inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola pública. Trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo, numa perspectiva quanti-qualitativa, mediante aplicação de uma breve entrevista, composto por seis perguntas subjetivas de cunho pessoal e profissional, proposto aos pais do aluno com TEA e aos profissionais da escola entre eles: gestores, supervisor, professores da sala regular do aluno com TEA, professoras da sala de recursos multifuncionais e a professora auxiliar. As respostas dos questionários foram analisadas e associadas ao aporte teórico. A partir da pesquisa desenvolvida, percebemos que a inclusão do aluno com TEA na escola pública vem acontecendo, porém ainda apresenta algumas dificuldades e desafios, principalmente quanto à formação dos professores. Os profissionais da escola como também os pais do aluno com TEA destaca a atuação das professoras de Educação Especial para o processo de inclusão, acompanhamento e aprendizagem do aluno, bem como no apoio a equipe escolar e professores com relação a orientações e acessibilidade de materiais e atividades escolares. Portanto, compreendemos que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribui para o processo de inclusão educacional dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, entre eles para os alunos que apresentam TEA.

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