Neste artigo apresentamos nosso minicurso ministrado durante o II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências II CONAPESC e a experiência dos participantes. O minicurso é um dos frutos de nosso Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, vinculado ao Projeto PRODOCENCIA/UEPB, no qual objetivamos explorar possibilidades metodológicas do uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, assim como apresentar o aplicativo educacional ComicLife3 para que os participantes construíssem suas próprias histórias em quadrinhos digitais. No primeiro momento explanamos aos participantes o uso de HQDs na educação e na educação matemática. Após este, explicamos como acessar e utilizar o aplicativo ComicLife3. Posterior às construções de HDQs dos participantes com base em questões-problemas de conteúdos matemáticos, principalmente Teorema de Pitágoras, aplicamos um questionário. Podemos afirmar que a maioria dos participantes se mostrou positiva na utilização das HQDs como método de ensino. A atividade realizada por eles lhes permitiu o manuseio de construções de HQDs de modo dinâmico, auxiliando na formalização dos conceitos, incluído e contribuindo como forma de incentivo ao uso de recursos tecnológicos em aulas de Matemática. Acreditamos que houve um despertar de interesse para uma nova metodologia com o uso de HQDs por parte de professores, assim como tantos outros recursos tecnológicos com potencial a ser utilizado em aulas de Matemática, podendo vir a gerar melhor compreensão dos alunos sobre conceitos matemáticos.