O aumento da população idosa é uma realidade no cenário mundial, igualmente, no contexto brasileiro que em 2030 atingirá um percentual de 20%, em muitos países europeus 80% da sua população será idosa em 2050. A sociedade brasileira preocupa-se com suas demandas socioculturais, especialmente educacionais, pois muitos idosos sequer possuem a formação escolar básica. Atualmente, muitos retornam a sala de aula, deparando-se com práticas pedagógicas distantes de suas experiências escolares, por isso, desestimulados na disciplina de Matemática, pois desejam estudar as operações básicas na tabuada. Informações verificadas na análise de memoriais escritos por educandos(as) idosos, cujas práticas de aprendizagem davam-se por meio da tabuada tanto da parte do professor quanto da parte dos alunos, sempre acompanhada da palmatória, motivo de desistência e abandono escolar, mas, também, aprendizado deste conteúdo. Entende-se que estes registros referem-se ao seu contexto educacional, mas orientam a refazer pedagógico das aulas de Matemática, sobretudo no ensino da EJA, pois o professor convive com estas lembranças e reivindicações de educandos adultos e idosos.