ENSINANDO UM ALUNO COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44619 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 527 "inscrito_id" => 669 "titulo" => "ENSINANDO UM ALUNO COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ" "resumo" => """ Resumo:\r\n Diante as diversas complexidades encontradas no processo de aprendizagem e prática de ensino, não imagina enfrentar o desafio de ensinar um aluno com o transtorno do espectro do autismo logo no Estágio Supervisionado, logo na fase de observação notamos que uma criança não desenvolvia as tarefas em sala de aulas como as outras. Tratava-se de um aluno autista. Este estudo é fruto das experiências vivenciadas na disciplina Prática de Ensino I, do curso de Letras – Português da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Avançado de Assú/RN. A pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial teórico que trata sobre as narrativas (auto)biográficas, postulados por: Ferrarotti (1988); Josso (2004); Clandinin e Connelly (2011). Tendo ainda as contribuições de: Pimenta; Lima (2005/2006); Freire (2012); Assumpção Jr (2007); Leboyer (1995) e Watson (2008). Descobrir como trabalhar com uma criança autista foi de grande significado, apesar dos compromissos em cumprir toda carga horário obrigadora que a disciplina exigia, esse fato foi a gatilho que despertou a necessidade de inferir reflexões importantes no campo da Educação Especial, sobretudo diante das disciplina de Língua Portuguesa e seus estudos literários. A aprendizagem foi uma conquista, especialmente para mim, que por meio deste artigo, busco relatar as vivencias de ensinar um aluno com autismo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "AUTISMO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID669_02082018155039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGO DELANIO BEZERRA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "IGO MEDEIROS" "autor_email" => "igodelanio@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44619 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 527 "inscrito_id" => 669 "titulo" => "ENSINANDO UM ALUNO COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ" "resumo" => """ Resumo:\r\n Diante as diversas complexidades encontradas no processo de aprendizagem e prática de ensino, não imagina enfrentar o desafio de ensinar um aluno com o transtorno do espectro do autismo logo no Estágio Supervisionado, logo na fase de observação notamos que uma criança não desenvolvia as tarefas em sala de aulas como as outras. Tratava-se de um aluno autista. Este estudo é fruto das experiências vivenciadas na disciplina Prática de Ensino I, do curso de Letras – Português da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Avançado de Assú/RN. A pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial teórico que trata sobre as narrativas (auto)biográficas, postulados por: Ferrarotti (1988); Josso (2004); Clandinin e Connelly (2011). Tendo ainda as contribuições de: Pimenta; Lima (2005/2006); Freire (2012); Assumpção Jr (2007); Leboyer (1995) e Watson (2008). Descobrir como trabalhar com uma criança autista foi de grande significado, apesar dos compromissos em cumprir toda carga horário obrigadora que a disciplina exigia, esse fato foi a gatilho que despertou a necessidade de inferir reflexões importantes no campo da Educação Especial, sobretudo diante das disciplina de Língua Portuguesa e seus estudos literários. A aprendizagem foi uma conquista, especialmente para mim, que por meio deste artigo, busco relatar as vivencias de ensinar um aluno com autismo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "AUTISMO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID669_02082018155039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGO DELANIO BEZERRA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "IGO MEDEIROS" "autor_email" => "igodelanio@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }