EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DA ATUAL SITUAÇÃO DE UMA REGIÃO DO ESTADO DA PARAÍBA
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A educação inclusiva aponta os caminhos para uma nova perspectiva de ensino. No entanto, são muitos os desafios para que a inclusão ocorra efetivamente no âmbito escolar. A inclusão social é entendida como a participação ativa nos vários grupos de convivência social, e a deficiência, como qualquer perda ou anormalidade de uma estrutura ou função corporal (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA..., 2003), incluindo a função psicológica. Gradativamente as sociedades democráticas vêm divulgando, discutindo e defendendo a inclusão como direito de todos em relação aos diversos espaços sociais. (MAZZOTTA E D’ANTINO, 2011). Entretanto, apesar dos avanços acontecidos no âmbito da democratização da sociedade, a realidade aponta para a necessidade de ampliação dos espaços de socialização dos alunos em situação de deficiência (visuais, físicas, mentais, auditivas, múltiplas, desvios de conduta, superdotação ou altas habilidades). (VILELA-RIBEIRO E BENITE, 2010). 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