Este trabalho trata da importância de se repensar metodologias que atenda ás reais necessidades do aluno surdo e professor de Libras – Língua de Sinais Brasileira. Buscou-se investigar como o processo da educação de surdos pela inclusão que ocorre no interior do ambiente escolar, e que ações político-pedagógicas poderão ser tomadas para a melhoria das práticas comunicativas e educacionais em prol do desenvolvimento global dos surdos e do avanço no processo de inclusão na perspectiva de uma proposta metodológica bilíngue. Utilizamos a metodologia utilizada assim como: espaço físico (escola pública), nas salas especializadas de AEE, conforme o Decreto Nº 6.571/08 (BRASIL, 2008), e como por considerar fundamental os métodos adotados, tivemos como embasamento teórico dos autores Marconi e Lakato (2003, p. 190), partindo desse olhar e após as leituras para compreensão do processo ensino-aprendizagem ao estudante surdo. Nessa perspectiva a escola se adapta cria meios para subsidiar uma proposta que atenda às necessidades do seu aluno, o professor preparado para receber a demanda social (SASSAKI 1997, p.3). Diante de uma pesquisa experimental (CHIZZOTI, 1994) nos remete a compreender e entender as técnica experimental (RUDIO, 1997), realizada junto com um aluno surdo, oportunizou o repensar sobre o fazer docente e o processo de aprendizagem no cotidiano da escola pública. Os dados obtidos em caráter experimental partiram das anotações diárias relacionados às experiências próprias do docente na sala de reforço, do processo das práticas comunicativas (produções literárias em línguas de sinais) e do contexto sociocultural vivenciado pelo aluno surdo. Chegamos a analisar sob de que forma e do crescimento da aquisição da Libras tem sido de grande valia aos alunos surdos no contexto escolar.