Este artigo tem como objetivo registrar a história de surdos que obtiveram sucesso em suas vidas por terem acesso a uma educação em LIBRAS, destacando a formação bilíngue de professores surdos que ensinam nas Universidades UEPB e UFCG em Campina Grande – PB, que estudaram em escola que tem a LIBRAS como L1. Entendemos que é importante fazer um relato acadêmico da vida escolar e a importância da LIBRAS na vida dos surdos que atualmente ensinam nas Universidades e tiveram a formação em escola bilíngue, dando visibilidade à contribuição da implantação da LIBRAS na comunidade surda. Nesta pesquisa qualitativa foram abordadas a história de 03 surdos professores que estudaram em escola bilíngue - Escola Estadual de Audiocomunicação - EDAC. Os dados referentes aos relatos de vida dos surdos pesquisados foram obtidos por meio de entrevistas e registro de histórias de vida. Os resultados apontam para a importância da Lei 10.436-2002, que assegura ao grupo de surdos o direito a educação na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, sendo assim a língua de instrução, passando a Língua Portuguesa ao papel de segunda língua, e revela que as experiências escolares vivenciadas por eles, significa um avanço na política educacional em favor dos surdos para atuarem junto à comunidade ouvinte ensinando LIBRAS. A pesquisa indica que a emancipação e sucesso da pessoa surda depende do respeito à sua cultura através do direito à educação em LIBRAS na escola bilíngue.