Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR FRONTEIRAS ESTABELECIDAS PELO INSTITUÍDO E PELO INSTITUINTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Com a democratização do Ensino no Brasil, a Educação Especial está em tela, autores e pesquisadores se debruçam sobre este tema e investem no debate com a Comunidade Acadêmica. Matrículas crescentes sugerem variações relevantes no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação, promovendo reflexões, questionando a Educação. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar políticas educacionais inclusivas implementadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro concernente à inclusão dos alunos da referida modalidade. Objetivos específicos: identificar estudantes da Educação Especial na UFRRJ; caracterizar diretrizes voltadas ao atendimento das necessidades educacionais; caracterizar níveis de acessibilidade e ações/estruturas relacionadas ao processo inclusivo. Ponderamos o processo de inclusão educacional na UFRRJ, com base nas políticas públicas da área e na percepção destes estudantes. Esta pesquisa justificou-se pela exigência do cumprimento Legislativo e pela necessidade de evidenciar se em nossa Universidade, já há interlocuções com a Educação Inclusiva. Concluiu-se, ressaltando as fronteiras estabelecidas pelo instituído e pelo instituinte, que poucos avanços são percebidos a respeito do assunto e práticas derivadas deste diálogo são incipientes para designar a inclusão escolar como aquilo que promove ensino de qualidade, igualdade de oportunidades e a construção de valores éticos socialmente desejáveis. Este artigo deriva da Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGEA/UFRRJ, como requisito parcial para obtenção do título Mestre em Ciências. \r\nEste trabalho analisa desafios do oferecimento da Educação Especial no Ensino Superior, considerando Políticas de Educação Inclusiva do Governo Federal. Educado . 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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho analisa desafios do oferecimento da Educação Especial no Ensino Superior, considerando Políticas de Educação Inclusiva do Governo Federal. Educadores surpreende-se com alunos público alvo da educação especial (a.p.a.e.e)1em suas turmas no Ensino Superior. Com a democratização do Ensino no Brasil, a Educação Especial está em tela, autores e pesquisadores se debruçam sobre este tema e investem no debate com a Comunidade Acadêmica. Matrículas crescentes sugerem variações relevantes no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação, promovendo reflexões, questionando a Educação. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar políticas educacionais inclusivas implementadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro concernente à inclusão dos alunos da referida modalidade. Objetivos específicos: identificar estudantes da Educação Especial na UFRRJ; caracterizar diretrizes voltadas ao atendimento das necessidades educacionais; caracterizar níveis de acessibilidade e ações/estruturas relacionadas ao processo inclusivo. Ponderamos o processo de inclusão educacional na UFRRJ, com base nas políticas públicas da área e na percepção destes estudantes. Esta pesquisa justificou-se pela exigência do cumprimento Legislativo e pela necessidade de evidenciar se em nossa Universidade, já há interlocuções com a Educação Inclusiva. Concluiu-se, ressaltando as fronteiras estabelecidas pelo instituído e pelo instituinte, que poucos avanços são percebidos a respeito do assunto e práticas derivadas deste diálogo são incipientes para designar a inclusão escolar como aquilo que promove ensino de qualidade, igualdade de oportunidades e a construção de valores éticos socialmente desejáveis. Este artigo deriva da Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGEA/UFRRJ, como requisito parcial para obtenção do título Mestre em Ciências. .

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