DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR
FRONTEIRAS ESTABELECIDAS PELO INSTITUÍDO E PELO INSTITUINTE
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44506 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 1360 "titulo" => """ DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR\r\n FRONTEIRAS ESTABELECIDAS PELO INSTITUÍDO E PELO INSTITUINTE """ "resumo" => """ Este trabalho analisa desafios do oferecimento da Educação Especial no Ensino Superior, considerando Políticas de Educação Inclusiva do Governo Federal. Educadores surpreende-se com alunos público alvo da educação especial (a.p.a.e.e)1em suas turmas no Ensino Superior. Com a democratização do Ensino no Brasil, a Educação Especial está em tela, autores e pesquisadores se debruçam sobre este tema e investem no debate com a Comunidade Acadêmica. Matrículas crescentes sugerem variações relevantes no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação, promovendo reflexões, questionando a Educação. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar políticas educacionais inclusivas implementadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro concernente à inclusão dos alunos da referida modalidade. Objetivos específicos: identificar estudantes da Educação Especial na UFRRJ; caracterizar diretrizes voltadas ao atendimento das necessidades educacionais; caracterizar níveis de acessibilidade e ações/estruturas relacionadas ao processo inclusivo. Ponderamos o processo de inclusão educacional na UFRRJ, com base nas políticas públicas da área e na percepção destes estudantes. Esta pesquisa justificou-se pela exigência do cumprimento Legislativo e pela necessidade de evidenciar se em nossa Universidade, já há interlocuções com a Educação Inclusiva. Concluiu-se, ressaltando as fronteiras estabelecidas pelo instituído e pelo instituinte, que poucos avanços são percebidos a respeito do assunto e práticas derivadas deste diálogo são incipientes para designar a inclusão escolar como aquilo que promove ensino de qualidade, igualdade de oportunidades e a construção de valores éticos socialmente desejáveis. Este artigo deriva da Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGEA/UFRRJ, como requisito parcial para obtenção do título Mestre em Ciências. \r\n . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID1360_03082018094552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE CELESTE DIAS REIS" "autor_nome_curto" => "ROSANE REIS" "autor_email" => "zaneceleste@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44506 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 1360 "titulo" => """ DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR\r\n FRONTEIRAS ESTABELECIDAS PELO INSTITUÍDO E PELO INSTITUINTE """ "resumo" => """ Este trabalho analisa desafios do oferecimento da Educação Especial no Ensino Superior, considerando Políticas de Educação Inclusiva do Governo Federal. Educadores surpreende-se com alunos público alvo da educação especial (a.p.a.e.e)1em suas turmas no Ensino Superior. Com a democratização do Ensino no Brasil, a Educação Especial está em tela, autores e pesquisadores se debruçam sobre este tema e investem no debate com a Comunidade Acadêmica. Matrículas crescentes sugerem variações relevantes no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação, promovendo reflexões, questionando a Educação. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar políticas educacionais inclusivas implementadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro concernente à inclusão dos alunos da referida modalidade. Objetivos específicos: identificar estudantes da Educação Especial na UFRRJ; caracterizar diretrizes voltadas ao atendimento das necessidades educacionais; caracterizar níveis de acessibilidade e ações/estruturas relacionadas ao processo inclusivo. Ponderamos o processo de inclusão educacional na UFRRJ, com base nas políticas públicas da área e na percepção destes estudantes. Esta pesquisa justificou-se pela exigência do cumprimento Legislativo e pela necessidade de evidenciar se em nossa Universidade, já há interlocuções com a Educação Inclusiva. Concluiu-se, ressaltando as fronteiras estabelecidas pelo instituído e pelo instituinte, que poucos avanços são percebidos a respeito do assunto e práticas derivadas deste diálogo são incipientes para designar a inclusão escolar como aquilo que promove ensino de qualidade, igualdade de oportunidades e a construção de valores éticos socialmente desejáveis. Este artigo deriva da Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGEA/UFRRJ, como requisito parcial para obtenção do título Mestre em Ciências. \r\n . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID1360_03082018094552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE CELESTE DIAS REIS" "autor_nome_curto" => "ROSANE REIS" "autor_email" => "zaneceleste@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }