Este estudo objetiva apresentar experiências exitosas frente ao processo de intervenção realizado na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola pública regular do município de Crato-CE, tendo como foco uma educação inclusiva. No percurso metodológico, adotamos a abordagem qualitativa, e utilizamos a pesquisa-ação, nos baseando em autores como: Matos (2002), Brasil (2008), Ropoli (2010), Cunha (2016), Fávero (2007), entre outros que embasam a temática, buscando evidenciar intervenções lúdicas e significativas que despertam o interesse dos alunos e proporcionam condições de aprendizagem, favorecendo autonomia, desenvolvimento e inclusão escolar, apesar dos desafios que são enfrentados, pois temos em vista a promoção do direito ao acesso e permanência dos alunos na escola, buscando proporcionar que todos aprendam de acordo com suas possibilidades. Assim, esperamos contribuir no processo educacional dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, apontando alguns caminhos rumo à aprendizagem a partir de uma prática lúdica e inclusiva, onde os jogos e as brincadeiras se fazem muito presentes.