Durante muitos anos as pessoas com deficiência foram vistas como incapazes de aprender e desenvolver suas capacidades cognitivas, por este motivo o seu direito à educação lhes foram negados. Assim, acredita-se que as produções acadêmicas envolvendo a Educação Inclusiva são recentes e que estas precisam avançar em qualidade e quantidade. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento dos trabalhos publicados nos periódicos com Qualis A1 e A2, que versam sobre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental II. Foram identificados 8 artigos e de acordo com os objetivos que se propuseram a alcançar, as produções foram organizadas em 3 categorias: Concepções de professores sobre Educação Inclusiva; Desenvolvimento, aplicação e avaliação de Sequências Didáticas; Propostas de Intervenções Pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência. Observou-se que os artigos selecionados conseguiram discutir sobre a temática, contudo, ressalta-se que, de modo geral, o número de publicações que associam a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências ainda é pequeno, o que reforça a necessidade de novas pesquisas na área para consolidar propostas educacionais voltadas para a Educação Inclusiva.