Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL, DESENHO UNIVERSAL, JOGOS Pôster (PO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44606
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 616
    "inscrito_id" => 1178
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "O presente trabalho faz alusão os caminhos para construção do processo de ensino aprendizagem na Educação Inclusiva, através de materiais ou jogos manipuláveis, baseado nos princípios do Desenho Universal, especificadamente para discentes com Deficiência Visual, no ensino da Matemática. A proposta é criar condições com lúdico, sendo uma ferramenta facilitadora, prazerosa, e reduzir as dificuldades. Isto é, o objetivo é desenvolver a Educação Matemática Inclusiva, com atividades lúdicas de modo que, alunos videntes ou não, participem juntos, sendo os jogos utilizados como instrumento de conhecimento e também de inclusão. Os materiais planejados no Desenho Universal, busca atender a cada necessidade, em que o recurso didático potencializados para aprofundar ou amadurecer os conteúdos trabalhados. Todos os alunos independente de alguma limitação, tem capacidade de aprender, mas para isso, a comunidade escolar tem o seu papel, para dá todo o suporte que necessitam. O ensino da matemática fundamentado em jogos, é a preparação para o pensamento hipotético-dedutivo, representa um constante desafio, capaz de fazer os discentes usar estratégicas matemáticas, onde o cumprimento de regras proporciona saber ganhar ou perde, respeito ao próximo, então além do conhecimento gerado, a atividade pode permitir a inclusão. Nessa perspectiva, unir a matemática com o uso de jogos, baseado nos princípios do Desenho Universal, para contribuir e facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL, DESENHO UNIVERSAL, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA6_ID1178_03082018154418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DUARTE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana_lima24@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44606
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 616
    "inscrito_id" => 1178
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "O presente trabalho faz alusão os caminhos para construção do processo de ensino aprendizagem na Educação Inclusiva, através de materiais ou jogos manipuláveis, baseado nos princípios do Desenho Universal, especificadamente para discentes com Deficiência Visual, no ensino da Matemática. A proposta é criar condições com lúdico, sendo uma ferramenta facilitadora, prazerosa, e reduzir as dificuldades. Isto é, o objetivo é desenvolver a Educação Matemática Inclusiva, com atividades lúdicas de modo que, alunos videntes ou não, participem juntos, sendo os jogos utilizados como instrumento de conhecimento e também de inclusão. Os materiais planejados no Desenho Universal, busca atender a cada necessidade, em que o recurso didático potencializados para aprofundar ou amadurecer os conteúdos trabalhados. Todos os alunos independente de alguma limitação, tem capacidade de aprender, mas para isso, a comunidade escolar tem o seu papel, para dá todo o suporte que necessitam. O ensino da matemática fundamentado em jogos, é a preparação para o pensamento hipotético-dedutivo, representa um constante desafio, capaz de fazer os discentes usar estratégicas matemáticas, onde o cumprimento de regras proporciona saber ganhar ou perde, respeito ao próximo, então além do conhecimento gerado, a atividade pode permitir a inclusão. Nessa perspectiva, unir a matemática com o uso de jogos, baseado nos princípios do Desenho Universal, para contribuir e facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL, DESENHO UNIVERSAL, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA6_ID1178_03082018154418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DUARTE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana_lima24@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho faz alusão os caminhos para construção do processo de ensino aprendizagem na Educação Inclusiva, através de materiais ou jogos manipuláveis, baseado nos princípios do Desenho Universal, especificadamente para discentes com Deficiência Visual, no ensino da Matemática. A proposta é criar condições com lúdico, sendo uma ferramenta facilitadora, prazerosa, e reduzir as dificuldades. Isto é, o objetivo é desenvolver a Educação Matemática Inclusiva, com atividades lúdicas de modo que, alunos videntes ou não, participem juntos, sendo os jogos utilizados como instrumento de conhecimento e também de inclusão. Os materiais planejados no Desenho Universal, busca atender a cada necessidade, em que o recurso didático potencializados para aprofundar ou amadurecer os conteúdos trabalhados. Todos os alunos independente de alguma limitação, tem capacidade de aprender, mas para isso, a comunidade escolar tem o seu papel, para dá todo o suporte que necessitam. O ensino da matemática fundamentado em jogos, é a preparação para o pensamento hipotético-dedutivo, representa um constante desafio, capaz de fazer os discentes usar estratégicas matemáticas, onde o cumprimento de regras proporciona saber ganhar ou perde, respeito ao próximo, então além do conhecimento gerado, a atividade pode permitir a inclusão. Nessa perspectiva, unir a matemática com o uso de jogos, baseado nos princípios do Desenho Universal, para contribuir e facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.