O presente trabalho faz alusão os caminhos para construção do processo de ensino aprendizagem na Educação Inclusiva, através de materiais ou jogos manipuláveis, baseado nos princípios do Desenho Universal, especificadamente para discentes com Deficiência Visual, no ensino da Matemática. A proposta é criar condições com lúdico, sendo uma ferramenta facilitadora, prazerosa, e reduzir as dificuldades. Isto é, o objetivo é desenvolver a Educação Matemática Inclusiva, com atividades lúdicas de modo que, alunos videntes ou não, participem juntos, sendo os jogos utilizados como instrumento de conhecimento e também de inclusão. Os materiais planejados no Desenho Universal, busca atender a cada necessidade, em que o recurso didático potencializados para aprofundar ou amadurecer os conteúdos trabalhados. Todos os alunos independente de alguma limitação, tem capacidade de aprender, mas para isso, a comunidade escolar tem o seu papel, para dá todo o suporte que necessitam. O ensino da matemática fundamentado em jogos, é a preparação para o pensamento hipotético-dedutivo, representa um constante desafio, capaz de fazer os discentes usar estratégicas matemáticas, onde o cumprimento de regras proporciona saber ganhar ou perde, respeito ao próximo, então além do conhecimento gerado, a atividade pode permitir a inclusão. Nessa perspectiva, unir a matemática com o uso de jogos, baseado nos princípios do Desenho Universal, para contribuir e facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual.