Este artigo resulta em uma discussão com reflexões sobre o acesso do aluno surdo no âmbito educacional superior, em que as aulas práticas se destacam-se gerando possibilidades ao discente surdo. A inclusão é um fator relevante para incluir os educandos de fato nas aulas, fazendo com que os indivíduos sintam-se verdadeiramente incluídos. Com isso o ambiente educacional contribui com aquisição do conhecimento dos alunos com necessidades especiais, é importante destacar a integração de todos nesse processo possibilitando aos discentes um ambiente pedagógico acolhedor para que os aprendizes desenvolvam seus aprendizados de maneira natural e estimuladora. Neste sentido o objetivo dessa produção é discutir as possibilidades de incluir uma aluna com surdez em aulas práticas no ensino superior, destacamos ainda que o fato da aluna não ouvir não a impede de desenvolver as atividades com êxito tanto quanto os ouvintes. A pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia da Uninassau-Campus Campina Grande, junto à disciplina de Educação infantil, aplicada no terceiro período do curso junto a uma docente da instituição. A investigação é qualitativa com recursos metodológicos, realizamos registros fotográficos durante todo o processo das atividades com a participação da aluna surda no percurso metodológico aplicado pela docente. A qual a mesma desenvolveu uma atividade prática em uma aula especifica com os alunos sobre o conhecimento da matemática aplicada no ensino infantil. A observação dispôs-se em um encontro com duração de três horas onde reconhecemos a importância da prática com atividades pedagógicas a qual todos os educandos incluíram a aluna surda promovendo assim a inclusão, pois a surdez não limita o desenvolvimento e não impede a integração da turma em atividades especificas que visem à participação e interação de todos os aprendizes de forma igualitária e produtiva, com viés significativo para aprendizagem de todo o corpo discente da instituição de ensino superior.