O processo de educação inclusiva vem ganhando respaldo ao longo do tempo, e mudanças curriculares, na metodologia e melhorias arquitetônicas são necessárias para garantir acessibilidade e permanência da pessoa com deficiência e/ou necessidade educativa especial (NEE) no ensino superior. Neste sentido, objetivamos compreender a concepção dos professores universitários do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de compreender como estes desenvolvem as ações para melhorar o atendimento aos graduandos com necessidades educativas especiais (NEE). A pesquisa foi realizada com 17% dos professores pertencentes ao campus II da UFPB, que já trabalharam com estudantes com NEE. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa, e teve como instrumento de pesquisa o questionário quanti-qualitativo. Os dados foram analisados de acordo com a legislação e fundamentos da inclusão escolar e social. A pesquisa demonstra o quão é importante o professor está preparado para atender esse público e conseguir aplicar em sala de aula metodologias inclusivas, que garantam o direito a diversidade e uma educação de qualidade, principalmente, adaptando o acesso ao currículo, com práticas pedagógicas condizentes às necessidades especiais de cada universitário, mesmo sendo no ensino superior.