Neste trabalho configura-se um momento relevante na perspectiva de formação dos
futuros professores o Estágio Curricular Supervisionado na sua dimensão reflexiva na prática de
sala de aula dos alunos do curso de História da Universidade Federal do Maranhão – UFMA
entre os anos de 2015 a 2017. Os sujeitos desta pesquisa são alunos do Curso de História –
Licenciatura que conseguiram concluir a carga horária concernente a sua formação docente
nesse período. A partir da interpretação de diferentes autores (Lima, 2001; Tardif, 2002;
Pimenta, 2001; Gómez, 2000) compreendemos a prática enquanto práxis, permeada por um
processo de reflexão e ação que pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformação
da realidade escolar. Evidenciamos nos relatórios dos alunos quando retornam de suas
atividades de estágio aspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular na
dimensão de espaço/tempo destinado à construção de conhecimentos práticos na formação dos
professores. Propomos tomar tais relatórios como objeto de investigação para encontrar novas
perspectivas com vista à orientação e realização do estágio curricular na formação de
professores de História, centradas na relevância da formação prática e na articulação entre a
teoria e a prática