Atualmente vemos a discussão sobre o tema da inclusão social atingir patamares cada vez maiores, por isso acreditamos que é de interesse da sociedade, bem como dos profissionais da educação, saber mais sobre a inclusão de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, e, principalmente, saber como a inclusão acontece dentro do ambiente escolar. Compreender o processo de inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação passa também pela compreensão dos mecanismos legais que regulam essa prática e que orientam o fazer pedagógico, ajudando-nos a compreender como os alunos devem ser recebidos pela equipe pedagógica da escola e como eles podem acompanhar as disciplinas, mantendo o nível de aprendizagem satisfatório. Nesse sentido, elencamos como objetivo geral do nosso trabalho identificar, a luz dos periódicos científicos hospedados no Scielo, quais são os avanços e desafios para a inclusão educacional de alunos com altas habilidades. Podemos perceber que a temática aqui discutida encontra nos marcos legais o seu pleno reconhecimento, entretanto a visibilidade na arena acadêmica ainda não alcança o nível de publicização que detém nos documentos legais.