O presente artigo aborda a implantação da educação escolar na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste – RO. O recorte temporal está delimitado às décadas de 70 e 80. Analisa-se os critérios de seleção e contratação dos professores, que na sua maioria não possuía nem mesmo o Ensino Fundamental completo. Para a realização da pesquisa balizou-se pelo método de abordagem qualitativo e pelo método de procedimento histórico. Nesse sentido, pela natureza da proposta, utilizou-se da História Oral para analisar as memórias e reminiscências dos professores que atuaram naquele período. Como técnica de pesquisa recorreu-se ao arquivo do GEPHEM-OPO (Grupo de Pesquisa e História da Educação e Memória de Ouro Preto do Oeste). O GEPHEM-OPO possui sala própria no prédio da UNEOURO (Faculdade de Ouro Preto do Oeste), onde estavam armazenadas as entrevistas. Também fez-se necessário realizar leituras em bibliografias sobre a história do Estado de Rondônia e a formação dos seus municípios.