Resumo: A aprendizagem é constituída de muitas formas, estando relacionada a vários fatores, cada pessoa apresenta seu próprio estilo de aprendizagem, ritmo e necessidades especificas para o seu desenvolvimento. Considerando que cada pessoa é única, a inclusão escolar é garantida quando as escolas compreendem que a pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, antes de ter um diagnóstico de uma deficiência, ela é uma pessoa, e atua atendendo as suas necessidades educacionais através de adequações no currículo e intervenções adequadas à demanda de habilidades que o aluno precisa aprender. No Brasil as estatísticas apontam, cerca de 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. A Análise Aplicada do comportamento é indicada como uma das mais eficazes abordagens para o tratamento do transtorno, apresentando comprovações cientificas. A ABA analisa nos contextos naturalísticos e em ambientes estruturados, o comportamento verbal e habilidades sociais do indivíduo, propondo programas de ensino para o desenvolvimento destas habilidades, se tonando um direcionamento importante para o professor atuar com este público, portanto precisa ser divulgada e fazer parte do processo educacional na inclusão de alunos com atraso no desenvolvimento e com transtorno do espectro do autismo.