IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PROCESSO IDENTITÁRIO DOS SUJEITOS NA ESCOLA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44699 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 2287 "titulo" => "IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PROCESSO IDENTITÁRIO DOS SUJEITOS NA ESCOLA" "resumo" => "O processo identitário concebe na perspectiva da inclusão um viés da diversidade, nas representações e processos de constituição dos sujeitos que contempla as especificidades dos currículos escolares. Desse modo, partirmos com intuito de contribuir na compreensão sobre a diversidade, inclusão e da singularização dos sujeitos, considerando-as como construções históricas, políticas e sociais inter-relacionadas acerca das práticas de inclusão. Temos por objetivo discutir a relação entre diversidade e inclusão na constituição do currículo escolar para o processo identitário dos sujeitos; analisar como a inclusão pode contribuir no processo formativo identitário dos sujeitos através do currículo escolar; identificar as contribuições e contradições dos pressupostos da Educação Especial no desenvolvimento do currículo escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa teórica, exploratória e bibliográfica com o aporte teórico de ABRAMOWICZ (2011); CANDAU (2012); FÁVERO, PANTOJA e MANTOAN, (2007); FREIRE (2003); GOMES (2007); MAZZOTA (2003); MARTINELLI (1999); SILVÉRIO; TRINIDAD (2012). Desse modo, acerca dessa perspectiva da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva o currículo deve ser pensado a partir dos sabecres singulares, das práticas discursivas, dos sentidos e significados naquilo que toca o multiculturalismo. Portanto, no desdobramento na diversidade social, no relativismo cultural e na valorização de experiências intersubjetivas, ou seja, o currículo deve estar situado num determinado contexto de cultura, de relações e de conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, DIVERSIDADE, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA6_ID2287_03082018121807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA YASMIM SANTIAGO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "@PSIYASMIMLIMA" "autor_email" => "veronicayasmimsantiago@ho" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44699 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 2287 "titulo" => "IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PROCESSO IDENTITÁRIO DOS SUJEITOS NA ESCOLA" "resumo" => "O processo identitário concebe na perspectiva da inclusão um viés da diversidade, nas representações e processos de constituição dos sujeitos que contempla as especificidades dos currículos escolares. Desse modo, partirmos com intuito de contribuir na compreensão sobre a diversidade, inclusão e da singularização dos sujeitos, considerando-as como construções históricas, políticas e sociais inter-relacionadas acerca das práticas de inclusão. Temos por objetivo discutir a relação entre diversidade e inclusão na constituição do currículo escolar para o processo identitário dos sujeitos; analisar como a inclusão pode contribuir no processo formativo identitário dos sujeitos através do currículo escolar; identificar as contribuições e contradições dos pressupostos da Educação Especial no desenvolvimento do currículo escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa teórica, exploratória e bibliográfica com o aporte teórico de ABRAMOWICZ (2011); CANDAU (2012); FÁVERO, PANTOJA e MANTOAN, (2007); FREIRE (2003); GOMES (2007); MAZZOTA (2003); MARTINELLI (1999); SILVÉRIO; TRINIDAD (2012). Desse modo, acerca dessa perspectiva da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva o currículo deve ser pensado a partir dos sabecres singulares, das práticas discursivas, dos sentidos e significados naquilo que toca o multiculturalismo. Portanto, no desdobramento na diversidade social, no relativismo cultural e na valorização de experiências intersubjetivas, ou seja, o currículo deve estar situado num determinado contexto de cultura, de relações e de conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, DIVERSIDADE, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA6_ID2287_03082018121807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA YASMIM SANTIAGO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "@PSIYASMIMLIMA" "autor_email" => "veronicayasmimsantiago@ho" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }