O presente artigo corresponde à descrição de uma das atividades realizadas educação infantil. Nesse estudo, buscamos analisar as especificidades do letramento na pré-escola à luz da fonética e da fonologia. Para isso, nos basearemos fundamentalmente nos postulados teóricos de CALLOU e LEITE (1990), CÂMARA JR (1977) e os estudos de pesquisadores como BAKHTIN (2002), SOARES (1998) e nas ideias dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio – PCN (2002, 1998, 1997), dentre outros, na finalidade de compor o referencial teórico dessa abordagem. Desse modo, pretende-se, com esse trabalho, suscitar reflexões, especificamente em professores de língua materna (LM) sobre o trabalho com dimensões de sílaba, letra, números, texto verbal e imagético e gêneros imbricam-se na constituição do letramento e na relação entre a escrita e a fala. Nesse sentido, cabe salientar que o ensino – aprendizagem do português, nas escolas de ensino fundamental e médio, tem dado um enfoque maior a este assunto, de acordo com a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997).