A vivência da leitura literária por e com crianças surdas ainda se constitui como um desafio para professores e pesquisadores da educação de surdos e de literatura. Vários são os fatores intervenientes para a precária realidade da presença da literatura na escola para surdos, mas o principal deles está relacionado às concepções de literatura de professores, consequentemente, o lugar da literatura na escola, fator comum em nossa realidade educacional, em qualquer contexto escolar. Dessa forma, é objetivo desse trabalho apresentar o relato de experiência da leitura do livro Ida e Volta, de Juarez Machado, com professores de uma escola para surdos de Campina Grande, problematizando as condições de letramento literário desses. O relato em tela é parte das vivências de formação de professores como parte do projeto de extensão “Quem conta um conto...: uma viagem ao mundo da Literatura Infantil com crianças surdas”, pertencente ao programa Língua, Literatura e Formação na Educação Bilíngue para Surdos: vivências com gêneros textuais escritos e sinalizados, vinculado ao PROBEX 2018 (PROPEX/UFCG). Para a construção da experiência, seu registro e reflexão dialogamos com a Estética da Recepção e com autores que tratam da leitura literária na escola. As considerações seguem na direção da necessidade de ampliação e fortalecimento da literatura na escola para surdos como espaço para expressões e preenchimentos de vazios existentes em cada um.