Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

EIS A CONCLUSÃO: QUEM LÊ, RELATA

Palavra-chaves: RELATO, LEITURA, (RE)ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem
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      Relatar fatos do cotidiano é prática corriqueira considerando-se a modalidade oral, pois sendo a fala espontânea, ignora riquezas da língua percebidas na escrita, modalidade por excelência, planejada. Quanto ao gênero relato pessoal é interessante destacar as condições metodológicas existentes a favor do professor. Em primeiro lugar cabe considerar que tais condições se efetivam caso  ele conceba o texto como processo, tendo na sequência didática o aporte necessário para a prática da produção oral ou escrita.  Por se tratar de algo bastante utilizado pela sociedade, é exigência atual o preparo crítico e competente dos usuários da língua. Nesse prisma, cabe aos professores de Português, a elaboração de aulas voltadas para o ensino do gênero de modo atraente, compromissado com a aprendizagem real e o letramento. O presente trabalho visa mostrar uma experiência docente realizada com alunos do sétimo da escola pública, em Umbuzeiro – PB. A metodologia utilizada incluiu leituras, debates, visitas às bibliotecas, escritas, bilhetes orientadores e reescrita, fato que garantiu a aprendizagem significativa dos alunos e crescimento do número de leitores na sala de aula. Houve ainda melhoria na linguagem oral durante as apresentações dos livros nas aulas de Português, e em outras disciplinas. Chegou-se à conclusão da importância de se promover leituras variadas, como forma de domínio do gênero discursivo em estudo e do letramento escolar.                                Palavras-chave: Relato, leitura, (re)escrita\r\n
       
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Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Relatar fatos do cotidiano é prática corriqueira considerando-se a modalidade oral, pois sendo a fala espontânea, ignora riquezas da língua percebidas na escrita, modalidade por excelência, planejada. Quanto ao gênero relato pessoal é interessante destacar as condições metodológicas existentes a favor do professor. Em primeiro lugar cabe considerar que tais condições se efetivam caso ele conceba o texto como processo, tendo na sequência didática o aporte necessário para a prática da produção oral ou escrita. Por se tratar de algo bastante utilizado pela sociedade, é exigência atual o preparo crítico e competente dos usuários da língua. Nesse prisma, cabe aos professores de Português, a elaboração de aulas voltadas para o ensino do gênero de modo atraente, compromissado com a aprendizagem real e o letramento. O presente trabalho visa mostrar uma experiência docente realizada com alunos do sétimo da escola pública, em Umbuzeiro – PB. A metodologia utilizada incluiu leituras, debates, visitas às bibliotecas, escritas, bilhetes orientadores e reescrita, fato que garantiu a aprendizagem significativa dos alunos e crescimento do número de leitores na sala de aula. Houve ainda melhoria na linguagem oral durante as apresentações dos livros nas aulas de Português, e em outras disciplinas. Chegou-se à conclusão da importância de se promover leituras variadas, como forma de domínio do gênero discursivo em estudo e do letramento escolar. Palavras-chave: Relato, leitura, (re)escrita  

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