Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

GESTÃO ESCOLAR: PRÁTICAS E DESAFIOS ATUAIS

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR, DESAFIOS, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT - 08. Currículos Escolares e a Gestão do Temas em Educação
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43524
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 598
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: PRÁTICAS E DESAFIOS ATUAIS"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta as reflexões da disciplina estágio supervisionado I, em gestão escolar, do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, realizado no ano de 2015. A experiência do estágio foi realizada numa creche municipal de Campina Grande, Paraíba. Tendo por objetivo relatar a experiência vivenciada no período de estágio, relacionando-a com as concepções dos teóricos que serviram de base para a realização do trabalho, e com as principais leis e parâmetros direcionados à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. Com base nos estudos teóricos realizados em sala, prévios ao desenvolvimento da experiência, este trabalho está fundamentado em Castro (2007), Oliveira (2010), Saviani (2007) e Libâneo (2013). Neste trabalho são apresentados e discutidos os desafios enfrentados atualmente pelos gestores de instituições de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, e as mudanças ocorridas no campo da educação nas ultimas décadas. O presente relato está organizado em três partes: introdução, dividida em dois subtítulos: descrição da metodologia adotada no estágio e referencial teórico da experiência vivenciada no estágio; apresentação e discussão das análises da experiência, subdividido em: caracterização da escola, gestão da escola, programas desenvolvidos pela escola, planejamento, trabalho pedagógico da escola, avaliação das atividades desenvolvidas pela escola e articulações da direção e da escola com a comunidade escolar e sociedade; considerações finais, consistindo na apresentação das análises alcançadas ao término do estágio, seguida das referências, das obras que foram utilizadas de base teórica para a construção do relato."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT - 08. Currículos Escolares e a Gestão do Temas em Educação"
    "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, DESAFIOS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD4_SA8_ID598_24052018074434.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDLAINE SALVADOR GERTRUDES"
    "autor_nome_curto" => "EDLAINE"
    "autor_email" => "edlainerena@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43524
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 598
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: PRÁTICAS E DESAFIOS ATUAIS"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta as reflexões da disciplina estágio supervisionado I, em gestão escolar, do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, realizado no ano de 2015. A experiência do estágio foi realizada numa creche municipal de Campina Grande, Paraíba. Tendo por objetivo relatar a experiência vivenciada no período de estágio, relacionando-a com as concepções dos teóricos que serviram de base para a realização do trabalho, e com as principais leis e parâmetros direcionados à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. Com base nos estudos teóricos realizados em sala, prévios ao desenvolvimento da experiência, este trabalho está fundamentado em Castro (2007), Oliveira (2010), Saviani (2007) e Libâneo (2013). Neste trabalho são apresentados e discutidos os desafios enfrentados atualmente pelos gestores de instituições de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, e as mudanças ocorridas no campo da educação nas ultimas décadas. O presente relato está organizado em três partes: introdução, dividida em dois subtítulos: descrição da metodologia adotada no estágio e referencial teórico da experiência vivenciada no estágio; apresentação e discussão das análises da experiência, subdividido em: caracterização da escola, gestão da escola, programas desenvolvidos pela escola, planejamento, trabalho pedagógico da escola, avaliação das atividades desenvolvidas pela escola e articulações da direção e da escola com a comunidade escolar e sociedade; considerações finais, consistindo na apresentação das análises alcançadas ao término do estágio, seguida das referências, das obras que foram utilizadas de base teórica para a construção do relato."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT - 08. Currículos Escolares e a Gestão do Temas em Educação"
    "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, DESAFIOS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD4_SA8_ID598_24052018074434.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDLAINE SALVADOR GERTRUDES"
    "autor_nome_curto" => "EDLAINE"
    "autor_email" => "edlainerena@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Este relato de experiência apresenta as reflexões da disciplina estágio supervisionado I, em gestão escolar, do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, realizado no ano de 2015. A experiência do estágio foi realizada numa creche municipal de Campina Grande, Paraíba. Tendo por objetivo relatar a experiência vivenciada no período de estágio, relacionando-a com as concepções dos teóricos que serviram de base para a realização do trabalho, e com as principais leis e parâmetros direcionados à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. Com base nos estudos teóricos realizados em sala, prévios ao desenvolvimento da experiência, este trabalho está fundamentado em Castro (2007), Oliveira (2010), Saviani (2007) e Libâneo (2013). Neste trabalho são apresentados e discutidos os desafios enfrentados atualmente pelos gestores de instituições de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, e as mudanças ocorridas no campo da educação nas ultimas décadas. O presente relato está organizado em três partes: introdução, dividida em dois subtítulos: descrição da metodologia adotada no estágio e referencial teórico da experiência vivenciada no estágio; apresentação e discussão das análises da experiência, subdividido em: caracterização da escola, gestão da escola, programas desenvolvidos pela escola, planejamento, trabalho pedagógico da escola, avaliação das atividades desenvolvidas pela escola e articulações da direção e da escola com a comunidade escolar e sociedade; considerações finais, consistindo na apresentação das análises alcançadas ao término do estágio, seguida das referências, das obras que foram utilizadas de base teórica para a construção do relato.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.