A performance como nos afirma Zumthor (2014), designa um ato de comunicação, um momento tomado como presente, um sentir de sensações, enfatizando os efeitos vocais para que o corpo transmita essas possibilidades no ato da recepção, proporcionando uma comunicação imediata. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo destacar a importância da leitura do texto de teatro no contexto escolar para o ensino da literatura em sala de aula, a partir da leitura do texto dramático A menina e o Vento, de Maria Clara Machado (2009), apresentando uma proposta do método performático para a formação leitora, enfatizando também o papel do professor enquanto mediador neste processo de interação. Logo, ao trazermos a abordagem de leitura lúdica por meio da performance, teremos a representatividade da entonação vocal, no contexto pedagógico e social, mesclando teatralidade, entonação e ludicidade. Metodologicamente discorreremos acerca do conceito do método performático enfatizando a sua importância para a leitura do texto dramático em sala de aula, bem como traremos informações acerca da autora e da obra ao qual estamos trabalhando, por fim proporemos uma estratégia de leitura do método performático a partir da primeira cena do texto estudado. Para tanto, nos fundamentamos nos estudos de Kefalás (2010), acerca da performance e da leitura em voz e corpo, Cademartori (2009), quando discorre sobre a relação do professor, a literatura e o aluno, em Jouve (2003), cujas contribuições estão pautadas na importância da leitura literária, dentre outros postulados que se dedicam aos estudos da formação leitora e da leitura performática.