A falta da água para uso comum no dia a dia, é uma problemática que afeta cerca de 60% da população mundial. No Brasil, a região Nordeste em especial, sofre com a escassez da água, principalmente por questões ambientais, políticas e sociais. Percebe-se que o aprimoramento de métodos e técnicas, pode reduzir a escassez da água, como o reaproveitando das águas das centrais de refrigeração, que tem um elevado potencial de produção diária, permitindo o uso dessa água para fins potáveis e não potáveis.
O objetivo do projeto é contribuir com o meio ambiente e com a sustentabilidade na Universidade Mauricio de Nassau - UNINASSAU de Campina Grande - PB, Campus Palmeira, através do aproveitamento das águas das centrais da instituição.
A metodologia consiste em canalizar a água que é expelida pelos equipamentos de refrigeração, e armazena-la em um único reservatório, a princípio já e possível utiliza-la na limpeza do prédio e na rega da área verde, posteriormente com tratamentos específicos, a partir da verificação de seus componentes químicos e com a utilização adequada de cloros e inibidores amplia-se os níveis de utilização da água.
A partir de estudos e análises feitas, percebe-se contribuição significativa para a instituição do ponto de vista ambiental e financeiro com a implementação do projeto, visto que é um ponto inicial para incentivar a sociedade buscar práticas sustentáveis.