Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONHECENDO A CÉLULA DO TECIDO DA CEBOLA.

Palavra-chaves: AULA PRÁTICA;, CITOLOGIA;, BIOLOGIA;, CEBOLA;, CEBOLA; Comunicação Oral (CO) AT 07 - Biodiversidade
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43318
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 247
    "titulo" => "PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONHECENDO A CÉLULA DO TECIDO DA CEBOLA."
    "resumo" => "Os conteúdos de Citologia são complexos e na maioria das vezes tem como único recurso à imaginação, o que dificulta o entendimento da importância desta estrutura para os organismos e, mais ainda, a percepção que no seu conjunto, elas formam a unidade de tecidos, órgãos, sistemas e organismos (NASCIMENTO, 2016) O que dificulta o ensino de Citologia é a ausência de uma ligação entre os conceitos científicos e sua aplicação no cotidiano dos alunos, pois a mesma geralmente é abordada de forma isolada e restrita à introdução da Biologia, resultando em uma percepção reduzida da célula (CAURIO, 2011A justificativa para esse trabalho é devido ao fato de alguns alunos serem desinteressado no conteúdo de citologia por se tratar de uma área complexa, então ao ser abordando de aulas praticas de acordo com o cotidiano dos alunos ira provocá-lo para o ensino aprendizado.  Esse trabalho tem como objetivo mostrar e identificar as estruturas celulares da raiz da cebola (Allium cepa), através da aula pratica no intuito de chamar a atenção do aluno para aulas de citologia e comparar os níveis de conhecimento de cada turma dos quatro 1° ano do ensino médio da escola Estadual Professor Anísio Teixeira Natal/RN. Na metodologia do corte de mão livre possibilitou que os alunos pudessem preparar laminas histológicas utilizando corantes para visualizações no microscópio e assim abrir uma porta para o conhecimento do mundo cientifico, o resultado esperado foi alcançado já que os mesmos com o auxilio da aula pratica pode construir suas maquetes e poder explicar de forma vivenciada o que se despuseram no laboratório da aulas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Biodiversidade"
    "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA;, CITOLOGIA;, BIOLOGIA;, CEBOLA;, CEBOLA;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA17_ID247_04062018235027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIS GLEYZER BARBOSA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIS"
    "autor_email" => "francis_gleyzer@yahoo.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43318
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 247
    "titulo" => "PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONHECENDO A CÉLULA DO TECIDO DA CEBOLA."
    "resumo" => "Os conteúdos de Citologia são complexos e na maioria das vezes tem como único recurso à imaginação, o que dificulta o entendimento da importância desta estrutura para os organismos e, mais ainda, a percepção que no seu conjunto, elas formam a unidade de tecidos, órgãos, sistemas e organismos (NASCIMENTO, 2016) O que dificulta o ensino de Citologia é a ausência de uma ligação entre os conceitos científicos e sua aplicação no cotidiano dos alunos, pois a mesma geralmente é abordada de forma isolada e restrita à introdução da Biologia, resultando em uma percepção reduzida da célula (CAURIO, 2011A justificativa para esse trabalho é devido ao fato de alguns alunos serem desinteressado no conteúdo de citologia por se tratar de uma área complexa, então ao ser abordando de aulas praticas de acordo com o cotidiano dos alunos ira provocá-lo para o ensino aprendizado.  Esse trabalho tem como objetivo mostrar e identificar as estruturas celulares da raiz da cebola (Allium cepa), através da aula pratica no intuito de chamar a atenção do aluno para aulas de citologia e comparar os níveis de conhecimento de cada turma dos quatro 1° ano do ensino médio da escola Estadual Professor Anísio Teixeira Natal/RN. Na metodologia do corte de mão livre possibilitou que os alunos pudessem preparar laminas histológicas utilizando corantes para visualizações no microscópio e assim abrir uma porta para o conhecimento do mundo cientifico, o resultado esperado foi alcançado já que os mesmos com o auxilio da aula pratica pode construir suas maquetes e poder explicar de forma vivenciada o que se despuseram no laboratório da aulas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Biodiversidade"
    "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA;, CITOLOGIA;, BIOLOGIA;, CEBOLA;, CEBOLA;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA17_ID247_04062018235027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIS GLEYZER BARBOSA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIS"
    "autor_email" => "francis_gleyzer@yahoo.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Os conteúdos de Citologia são complexos e na maioria das vezes tem como único recurso à imaginação, o que dificulta o entendimento da importância desta estrutura para os organismos e, mais ainda, a percepção que no seu conjunto, elas formam a unidade de tecidos, órgãos, sistemas e organismos (NASCIMENTO, 2016) O que dificulta o ensino de Citologia é a ausência de uma ligação entre os conceitos científicos e sua aplicação no cotidiano dos alunos, pois a mesma geralmente é abordada de forma isolada e restrita à introdução da Biologia, resultando em uma percepção reduzida da célula (CAURIO, 2011A justificativa para esse trabalho é devido ao fato de alguns alunos serem desinteressado no conteúdo de citologia por se tratar de uma área complexa, então ao ser abordando de aulas praticas de acordo com o cotidiano dos alunos ira provocá-lo para o ensino aprendizado. Esse trabalho tem como objetivo mostrar e identificar as estruturas celulares da raiz da cebola (Allium cepa), através da aula pratica no intuito de chamar a atenção do aluno para aulas de citologia e comparar os níveis de conhecimento de cada turma dos quatro 1° ano do ensino médio da escola Estadual Professor Anísio Teixeira Natal/RN. Na metodologia do corte de mão livre possibilitou que os alunos pudessem preparar laminas histológicas utilizando corantes para visualizações no microscópio e assim abrir uma porta para o conhecimento do mundo cientifico, o resultado esperado foi alcançado já que os mesmos com o auxilio da aula pratica pode construir suas maquetes e poder explicar de forma vivenciada o que se despuseram no laboratório da aulas práticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.