PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONHECENDO A CÉLULA DO TECIDO DA CEBOLA.
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43318 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 247 "titulo" => "PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONHECENDO A CÉLULA DO TECIDO DA CEBOLA." "resumo" => "Os conteúdos de Citologia são complexos e na maioria das vezes tem como único recurso à imaginação, o que dificulta o entendimento da importância desta estrutura para os organismos e, mais ainda, a percepção que no seu conjunto, elas formam a unidade de tecidos, órgãos, sistemas e organismos (NASCIMENTO, 2016) O que dificulta o ensino de Citologia é a ausência de uma ligação entre os conceitos científicos e sua aplicação no cotidiano dos alunos, pois a mesma geralmente é abordada de forma isolada e restrita à introdução da Biologia, resultando em uma percepção reduzida da célula (CAURIO, 2011A justificativa para esse trabalho é devido ao fato de alguns alunos serem desinteressado no conteúdo de citologia por se tratar de uma área complexa, então ao ser abordando de aulas praticas de acordo com o cotidiano dos alunos ira provocá-lo para o ensino aprendizado. Esse trabalho tem como objetivo mostrar e identificar as estruturas celulares da raiz da cebola (Allium cepa), através da aula pratica no intuito de chamar a atenção do aluno para aulas de citologia e comparar os níveis de conhecimento de cada turma dos quatro 1° ano do ensino médio da escola Estadual Professor Anísio Teixeira Natal/RN. Na metodologia do corte de mão livre possibilitou que os alunos pudessem preparar laminas histológicas utilizando corantes para visualizações no microscópio e assim abrir uma porta para o conhecimento do mundo cientifico, o resultado esperado foi alcançado já que os mesmos com o auxilio da aula pratica pode construir suas maquetes e poder explicar de forma vivenciada o que se despuseram no laboratório da aulas práticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Biodiversidade" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA;, CITOLOGIA;, BIOLOGIA;, CEBOLA;, CEBOLA;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA17_ID247_04062018235027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIS GLEYZER BARBOSA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "FRANCIS" "autor_email" => "francis_gleyzer@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43318 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 247 "titulo" => "PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONHECENDO A CÉLULA DO TECIDO DA CEBOLA." "resumo" => "Os conteúdos de Citologia são complexos e na maioria das vezes tem como único recurso à imaginação, o que dificulta o entendimento da importância desta estrutura para os organismos e, mais ainda, a percepção que no seu conjunto, elas formam a unidade de tecidos, órgãos, sistemas e organismos (NASCIMENTO, 2016) O que dificulta o ensino de Citologia é a ausência de uma ligação entre os conceitos científicos e sua aplicação no cotidiano dos alunos, pois a mesma geralmente é abordada de forma isolada e restrita à introdução da Biologia, resultando em uma percepção reduzida da célula (CAURIO, 2011A justificativa para esse trabalho é devido ao fato de alguns alunos serem desinteressado no conteúdo de citologia por se tratar de uma área complexa, então ao ser abordando de aulas praticas de acordo com o cotidiano dos alunos ira provocá-lo para o ensino aprendizado. Esse trabalho tem como objetivo mostrar e identificar as estruturas celulares da raiz da cebola (Allium cepa), através da aula pratica no intuito de chamar a atenção do aluno para aulas de citologia e comparar os níveis de conhecimento de cada turma dos quatro 1° ano do ensino médio da escola Estadual Professor Anísio Teixeira Natal/RN. Na metodologia do corte de mão livre possibilitou que os alunos pudessem preparar laminas histológicas utilizando corantes para visualizações no microscópio e assim abrir uma porta para o conhecimento do mundo cientifico, o resultado esperado foi alcançado já que os mesmos com o auxilio da aula pratica pode construir suas maquetes e poder explicar de forma vivenciada o que se despuseram no laboratório da aulas práticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Biodiversidade" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA;, CITOLOGIA;, BIOLOGIA;, CEBOLA;, CEBOLA;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA17_ID247_04062018235027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIS GLEYZER BARBOSA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "FRANCIS" "autor_email" => "francis_gleyzer@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }