Este artigo descreve a trajetória acadêmica e atuação profissional de professoras que atuam na Educação Básica da Rede Pública no Município de São Luís – MA, lecionando a disciplina de matemática, com o intuito de discorrer sobre possíveis dificuldades enfrentadas por elas por fazerem parte de uma área que ainda é considerada do universo masculino. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa; para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, por acreditar que este instrumento possibilitaria obter um leque maior de informações para alcançar o objetivo proposto; e, como técnica de análise e interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, seguindo os pressupostos de Laurence Bardin. Seis professoras, em exercício de sua profissão, aceitaram participar do estudo e, como resultado, percebeu-se que elas, no decorrer do seu processo formativo, tiveram algumas dificuldades quanto ao tratamento diferenciado e ao mesmo tempo constrangedor por partes de alguns docentes da instituição e, no seu ambiente de trabalho ainda passam por certos constrangimentos pelo fato de lecionarem numa área ainda considerada do sexo masculino, por mais que, na atualidade, haja maior participação das mulheres em cursos de graduação dessa área do conhecimento. Acreditamos que este trabalho possibilitará uma reflexão sobre a persistência de uma problemática histórica que é a participação das mulheres na área de matemática, ao mesmo tempo que contribuirá para o entendimento das dificuldades enfrentadas por elas dentro do ambiente universitário.