Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O QUE SE ESPERA DO ENSINO DE CIÊNCIAS? UM PERFIL A PARTIR DA PRODUÇÃO DO IX ENPEC

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, PERFIL DE TENDÊNCIAS, IX ENPEC Comunicação Oral (CO) AT 08 - Ciências e Novas Tecnologias: diálogos entre ensino e pesquisa
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43263
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 398
    "inscrito_id" => 1431
    "titulo" => "O QUE SE ESPERA DO ENSINO DE CIÊNCIAS? UM PERFIL A PARTIR DA PRODUÇÃO DO IX ENPEC"
    "resumo" => "O perfil do Ensino de Ciências (EC) tem mudado gradualmente nos últimos anos. Passamos de  propostas  empírico-indutivas  voltadas  ao  treinamento  científico  para  propostas  crítico-investigativas  que  subsidiam  a  produção  de  pensamento  sobre  problemas  reais.  Com  o  crescente número e diversidade de focos investigativos da produção na área de EC, de que forma essa tendência se expressa atualmente? Para desdobrar esse questionamento, objetivamos nesse artigo caracterizar o que alguns pesquisadores da área assumem como tendências, metas e elementos essenciais para o EC. Para tanto, foi empreendida a análise de 30 artigos publicados nas atas do IX Encontro Nacional em Pesquisa  em  Educação  em  Ciências  (ENPEC).  A  reflexão  sobre  os  dados  construídos  permitiu perceber que o uso de atividades investigativas, experimentais e problematizadas; a manutenção da postura  crítica  e  a  utilização  de  um  trabalho  conceitual  rigoroso  são  tendências  e  características apontadas  para  o  EC,  sendo  estas  muito  próximas  do  fazer  científico  como  descrito  na  produção intelectual assumida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Ciências e Novas Tecnologias: diálogos entre ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PERFIL DE TENDÊNCIAS, IX ENPEC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA18_ID1431_28052018155014.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA LARRYS"
    "autor_email" => "profmayaranogueira@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43263
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 398
    "inscrito_id" => 1431
    "titulo" => "O QUE SE ESPERA DO ENSINO DE CIÊNCIAS? UM PERFIL A PARTIR DA PRODUÇÃO DO IX ENPEC"
    "resumo" => "O perfil do Ensino de Ciências (EC) tem mudado gradualmente nos últimos anos. Passamos de  propostas  empírico-indutivas  voltadas  ao  treinamento  científico  para  propostas  crítico-investigativas  que  subsidiam  a  produção  de  pensamento  sobre  problemas  reais.  Com  o  crescente número e diversidade de focos investigativos da produção na área de EC, de que forma essa tendência se expressa atualmente? Para desdobrar esse questionamento, objetivamos nesse artigo caracterizar o que alguns pesquisadores da área assumem como tendências, metas e elementos essenciais para o EC. Para tanto, foi empreendida a análise de 30 artigos publicados nas atas do IX Encontro Nacional em Pesquisa  em  Educação  em  Ciências  (ENPEC).  A  reflexão  sobre  os  dados  construídos  permitiu perceber que o uso de atividades investigativas, experimentais e problematizadas; a manutenção da postura  crítica  e  a  utilização  de  um  trabalho  conceitual  rigoroso  são  tendências  e  características apontadas  para  o  EC,  sendo  estas  muito  próximas  do  fazer  científico  como  descrito  na  produção intelectual assumida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Ciências e Novas Tecnologias: diálogos entre ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PERFIL DE TENDÊNCIAS, IX ENPEC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA18_ID1431_28052018155014.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA LARRYS"
    "autor_email" => "profmayaranogueira@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O perfil do Ensino de Ciências (EC) tem mudado gradualmente nos últimos anos. Passamos de propostas empírico-indutivas voltadas ao treinamento científico para propostas crítico-investigativas que subsidiam a produção de pensamento sobre problemas reais. Com o crescente número e diversidade de focos investigativos da produção na área de EC, de que forma essa tendência se expressa atualmente? Para desdobrar esse questionamento, objetivamos nesse artigo caracterizar o que alguns pesquisadores da área assumem como tendências, metas e elementos essenciais para o EC. Para tanto, foi empreendida a análise de 30 artigos publicados nas atas do IX Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A reflexão sobre os dados construídos permitiu perceber que o uso de atividades investigativas, experimentais e problematizadas; a manutenção da postura crítica e a utilização de um trabalho conceitual rigoroso são tendências e características apontadas para o EC, sendo estas muito próximas do fazer científico como descrito na produção intelectual assumida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.