Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA.

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, SIMULAÇÕES, RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS Pôster (PO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43271
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => "O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA."
    "resumo" => """
      Neste projeto temos o intuito de reunir os melhores softwares para a dinamização das aulas de Física no Ensino Médio. A falta de aulas práticas no Ensino Médio é uma realidade em quase toda escola brasileira, mas o uso das simulações não poderá substituir as aulas práticas, é apenas mais uma ferramenta para o professor manejar e ter uma nova maneira para trabalhar problemas do dia a dia, com uso desses softwares. \r\n
      O nosso projeto pretende alcançar as cidades circunvizinhas de Cuité-PB, considerando que algumas já têm o PIBID de Física. Com o término do prazo de nosso projeto, que tem um cronograma de 1 ano, pretendemos colher feedbacks, seja do aluno, seja do professor, conferir se ouve melhoraras na aprendizagem do aluno, se tiveram um aproveitamento melhor na matéria e se também conseguimos despertar o interesse de Física no aluno.\r\n
       A Física é uma disciplina um tanto peculiar, ela trata dos fenômenos e dos problemas que acontecem na natureza, no cotidiano. Porém, o aluno quando chega no Ensino Médio, ele não enxerga isso, assimilando, assim, a Física como um “monstro” ou um pesadelo. É quase como um estereótipo, se o aluno não ver que a Física é algo atrativo, ele não vai gostar das aulas. Portanto, usar as simulações para tratar os problemas postos em sala e fazer a correção dos exercícios com simulações, dará ao aluno uma nova maneira de enxergar a Física.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SIMULAÇÕES, RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID412_28032018154435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NALLYSON WILLIAM"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAM"
    "autor_email" => "nallyson01@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43271
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => "O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA."
    "resumo" => """
      Neste projeto temos o intuito de reunir os melhores softwares para a dinamização das aulas de Física no Ensino Médio. A falta de aulas práticas no Ensino Médio é uma realidade em quase toda escola brasileira, mas o uso das simulações não poderá substituir as aulas práticas, é apenas mais uma ferramenta para o professor manejar e ter uma nova maneira para trabalhar problemas do dia a dia, com uso desses softwares. \r\n
      O nosso projeto pretende alcançar as cidades circunvizinhas de Cuité-PB, considerando que algumas já têm o PIBID de Física. Com o término do prazo de nosso projeto, que tem um cronograma de 1 ano, pretendemos colher feedbacks, seja do aluno, seja do professor, conferir se ouve melhoraras na aprendizagem do aluno, se tiveram um aproveitamento melhor na matéria e se também conseguimos despertar o interesse de Física no aluno.\r\n
       A Física é uma disciplina um tanto peculiar, ela trata dos fenômenos e dos problemas que acontecem na natureza, no cotidiano. Porém, o aluno quando chega no Ensino Médio, ele não enxerga isso, assimilando, assim, a Física como um “monstro” ou um pesadelo. É quase como um estereótipo, se o aluno não ver que a Física é algo atrativo, ele não vai gostar das aulas. Portanto, usar as simulações para tratar os problemas postos em sala e fazer a correção dos exercícios com simulações, dará ao aluno uma nova maneira de enxergar a Física.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SIMULAÇÕES, RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID412_28032018154435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NALLYSON WILLIAM"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAM"
    "autor_email" => "nallyson01@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Neste projeto temos o intuito de reunir os melhores softwares para a dinamização das aulas de Física no Ensino Médio. A falta de aulas práticas no Ensino Médio é uma realidade em quase toda escola brasileira, mas o uso das simulações não poderá substituir as aulas práticas, é apenas mais uma ferramenta para o professor manejar e ter uma nova maneira para trabalhar problemas do dia a dia, com uso desses softwares. O nosso projeto pretende alcançar as cidades circunvizinhas de Cuité-PB, considerando que algumas já têm o PIBID de Física. Com o término do prazo de nosso projeto, que tem um cronograma de 1 ano, pretendemos colher feedbacks, seja do aluno, seja do professor, conferir se ouve melhoraras na aprendizagem do aluno, se tiveram um aproveitamento melhor na matéria e se também conseguimos despertar o interesse de Física no aluno. A Física é uma disciplina um tanto peculiar, ela trata dos fenômenos e dos problemas que acontecem na natureza, no cotidiano. Porém, o aluno quando chega no Ensino Médio, ele não enxerga isso, assimilando, assim, a Física como um “monstro” ou um pesadelo. É quase como um estereótipo, se o aluno não ver que a Física é algo atrativo, ele não vai gostar das aulas. Portanto, usar as simulações para tratar os problemas postos em sala e fazer a correção dos exercícios com simulações, dará ao aluno uma nova maneira de enxergar a Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Respect100%

    Olá Espaço Digital conteúdo excelente! Acesse o link:https://bit.ly/SimulaçãoProfissional Não perca tempo, conheça o Arena, um dos maiores softwares de simulação do mercado.

    27/01/2022 14:47:59

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.