O ensino das Ciências Naturais no currículo da educação básica deve estar presente desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, no que se refere ao ensino de Física, em particular, sua inserção nesta fase escolar vem sendo defendida por diversas razões como, por exemplo, a construção de concepções sobre a importância da disciplina no processo formativo, oportunidade de formação de um olhar positivo frente a esta ciência e melhor compreensão futura da mesma pelos estudantes. Contudo a Física não é abordada na maioria dos livros didáticos nem nas aulas propriamente ditas, pelo menos até o 9º ano do ensino fundamental. Assim, apresentamos aqui como sugestão de aplicação futura uma proposta de intervenção pedagógica utilizando o Teatro de Fantoches numa turma de 5º ano do Ensino Fundamental, o principal objetivo é de agregar conhecimento sobre a Gravidade e outros conceitos físicos de uma forma lúdica para os estudantes, além de propor para o professor que o ensino de Física nas séries iniciais pode despertar nas crianças a curiosidade, e o gosto pela exploração e por novas descobertas. A escolha do Teatro de Fantoches como principal recurso didático para esta abordagem se justifica por o lúdico ser uma ferramenta que pode aguçar de uma forma prazerosa a curiosidade das crianças ao mesmo tempo em que pode levar os pequenos, naturalmente, a fazer uma ponte construtiva entre os fenômenos vivenciados no dia a dia com os conceitos físicos estudados.