Considerando a importância das aulas práticas, este trabalho tem a meta de incentivar os professores com o uso de experimentos de física em sala de aula, pois é um recurso metodológico eficiente para o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa é parte de um projeto que está em andamento junto com escolas do ensino médio que são colaboradoras do Programa de Iniciação à Docência – PIBID, do Centro de Estudos Superiores de Parintins. Para isso, foi selecionada uma destas escolas e junto com o professor de Física da mesma fez-se um levantamento com os alunos do 1º ano, dos conteúdos em que eles tinham dificuldade. Dos resultados obtidos, observou-se que o conteúdo Gravidade apresentava maior quantidade de dúvidas entre os alunos e, por isso, escolheu-se o experimento do cone duplo para realização da prática experimental em sala de aula. A realização do experimento cone duplo foi um bom exemplo de como este recurso metodológico pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, pois, auxiliou na compreensão dos alunos ao conteúdo ministrado de forma significativa. Isso constata a importância do uso de aparatos experimentais pelo professor do ensino médio em suas aulas.