Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZANDO O JOGO DIGITAL ANGRY BIRDS PARA O ESTUDO DE LANÇAMENTOS PARABÓLICOS

Palavra-chaves: JOGO DIGITAL, ANGRY BIRDS, LANÇAMENTOS PARABÓLICOS, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Este resumo trata de uma proposta de ensino de Lançamentos Parabólicos utilizando o jogo digital Angry Birds. Atualmente, o Ensino de Física, é visto como desafiador para muitos professores que buscam relacionar os conteúdos teóricos com o cotidiano do aluno. Na busca desse objetivo, o professor deve utilizar recursos que facilitem o processo de ensino e aprendizagem, utilizando recursos variados, tentando aproximar a linguagem científica e tecnológica da rotina do aluno. Cotidianamente observa-se a aplicação dos lançamentos parabólicos quando um jogador de basquete lança a bola a uma determinada distancia em direção a cesta ou de forma mais simples, quando alguém joga uma bolinha de papel em um cesto, ou até mesmo em jogos digitais como no Angry Birds. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de utilização do jogo digital Angry Birds como recurso didático para o estudo do lançamento horizontal e oblíquo, fazendo com que o aluno seja capaz de identificar o fenômeno em seu cotidiano. A proposta aqui divulgada é dividida em três etapas: a primeira sendo realizada dentro de sala de aula, discutindo as bases que serão utilizadas durante todo o trabalho; no segundo momento, os alunos iriam a um laboratório de informática e realizariam uma serie de atividades relacionadas ao jogo digital; no terceiro momento, novamente em sala de aula, propõe-se um momento de ajustes, onde serão discutidos dúvidas e aprendizados durante o jogo. Este é um projeto ainda em andamento e espera-se a aplicação para melhor discussão junto a comunidade científica.

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