Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS À APRENDIZAGEM EM FÍSICA CONFORME A TEORIA DE GASTON BACHELARD: UMA REVISÃO LITERÁRIA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, BACHELARD, EPISTEMOLOGIA, FÍSICA, FÍSICA Comunicação Oral (CO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43283
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 73
    "inscrito_id" => 32
    "titulo" => "OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS À APRENDIZAGEM EM FÍSICA CONFORME A TEORIA DE GASTON BACHELARD: UMA REVISÃO LITERÁRIA"
    "resumo" => "A aprendizagem pode ser explicada como uma transformação tanto no comportamento como na mentalidade de um indivíduo no decorrer de sua vida intelectual, apresentando-se como consequência de uma prática intensa. Alguns fatores que podem impedir à aprendizagem essencial de alunos são os chamados ‘obstáculos epistemológicos’. Os obstáculos/dificuldades epistemológicas são definidas de forma bem esclarecedora por Gaston Bachelard. Esse autor é um filósofo francês que propôs a ideia de ‘obstáculo epistemológico’ em seu livro A Formação do Espírito Científico no ano de 1996. O objetivo principal desse estudo foi averiguar através da literatura os obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard em sua obra A Formação do Espírito Científico, bem como identificar dentre os mesmos quais estão atrelados a não aprendizagem em Física conforme a teoria bachelardiana. O estudo em foco tratou-se de uma revisão literária que utilizou como acervo a obra A Formação do Espírito Científico de Gaston Bachelard, assim como acessou revistas e periódicos indexados, livros-técnicos e teses relevantes sobre os assuntos pertinentes ao tema. Após a leitura dessa obra de Bachelard, pode-se associar alguns dos obstáculos epistemológicos descritos pelo mesmo como causas dessa dificuldade à aprendizagem em Física. Ao longo do desenvolvimento desse estudo, pode-se perceber que é durante a prática de ensino que o professor pode constatar a existência desses obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard. Evidenciou-se que essas dificuldades à aprendizagem em Física podem estar atreladas a didática do professor e ao senso comum da sociedade em que o aluno está inserido. Ao ler a literatura pertinente ao tema, identificou-se alguns exemplos desses obstáculos epistemológicos tanto na obra de Gaston Bachelard como em outros estudos que tomam como base a obra deste."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, BACHELARD, EPISTEMOLOGIA, FÍSICA, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID32_13042018195355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHAN LUCAS BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "NATHAN LUCAS"
    "autor_email" => "nathan.nino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43283
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 73
    "inscrito_id" => 32
    "titulo" => "OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS À APRENDIZAGEM EM FÍSICA CONFORME A TEORIA DE GASTON BACHELARD: UMA REVISÃO LITERÁRIA"
    "resumo" => "A aprendizagem pode ser explicada como uma transformação tanto no comportamento como na mentalidade de um indivíduo no decorrer de sua vida intelectual, apresentando-se como consequência de uma prática intensa. Alguns fatores que podem impedir à aprendizagem essencial de alunos são os chamados ‘obstáculos epistemológicos’. Os obstáculos/dificuldades epistemológicas são definidas de forma bem esclarecedora por Gaston Bachelard. Esse autor é um filósofo francês que propôs a ideia de ‘obstáculo epistemológico’ em seu livro A Formação do Espírito Científico no ano de 1996. O objetivo principal desse estudo foi averiguar através da literatura os obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard em sua obra A Formação do Espírito Científico, bem como identificar dentre os mesmos quais estão atrelados a não aprendizagem em Física conforme a teoria bachelardiana. O estudo em foco tratou-se de uma revisão literária que utilizou como acervo a obra A Formação do Espírito Científico de Gaston Bachelard, assim como acessou revistas e periódicos indexados, livros-técnicos e teses relevantes sobre os assuntos pertinentes ao tema. Após a leitura dessa obra de Bachelard, pode-se associar alguns dos obstáculos epistemológicos descritos pelo mesmo como causas dessa dificuldade à aprendizagem em Física. Ao longo do desenvolvimento desse estudo, pode-se perceber que é durante a prática de ensino que o professor pode constatar a existência desses obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard. Evidenciou-se que essas dificuldades à aprendizagem em Física podem estar atreladas a didática do professor e ao senso comum da sociedade em que o aluno está inserido. Ao ler a literatura pertinente ao tema, identificou-se alguns exemplos desses obstáculos epistemológicos tanto na obra de Gaston Bachelard como em outros estudos que tomam como base a obra deste."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, BACHELARD, EPISTEMOLOGIA, FÍSICA, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID32_13042018195355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHAN LUCAS BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "NATHAN LUCAS"
    "autor_email" => "nathan.nino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A aprendizagem pode ser explicada como uma transformação tanto no comportamento como na mentalidade de um indivíduo no decorrer de sua vida intelectual, apresentando-se como consequência de uma prática intensa. Alguns fatores que podem impedir à aprendizagem essencial de alunos são os chamados ‘obstáculos epistemológicos’. Os obstáculos/dificuldades epistemológicas são definidas de forma bem esclarecedora por Gaston Bachelard. Esse autor é um filósofo francês que propôs a ideia de ‘obstáculo epistemológico’ em seu livro A Formação do Espírito Científico no ano de 1996. O objetivo principal desse estudo foi averiguar através da literatura os obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard em sua obra A Formação do Espírito Científico, bem como identificar dentre os mesmos quais estão atrelados a não aprendizagem em Física conforme a teoria bachelardiana. O estudo em foco tratou-se de uma revisão literária que utilizou como acervo a obra A Formação do Espírito Científico de Gaston Bachelard, assim como acessou revistas e periódicos indexados, livros-técnicos e teses relevantes sobre os assuntos pertinentes ao tema. Após a leitura dessa obra de Bachelard, pode-se associar alguns dos obstáculos epistemológicos descritos pelo mesmo como causas dessa dificuldade à aprendizagem em Física. Ao longo do desenvolvimento desse estudo, pode-se perceber que é durante a prática de ensino que o professor pode constatar a existência desses obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard. Evidenciou-se que essas dificuldades à aprendizagem em Física podem estar atreladas a didática do professor e ao senso comum da sociedade em que o aluno está inserido. Ao ler a literatura pertinente ao tema, identificou-se alguns exemplos desses obstáculos epistemológicos tanto na obra de Gaston Bachelard como em outros estudos que tomam como base a obra deste.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.