A aprendizagem pode ser explicada como uma transformação tanto no comportamento como na mentalidade de um indivíduo no decorrer de sua vida intelectual, apresentando-se como consequência de uma prática intensa. Alguns fatores que podem impedir à aprendizagem essencial de alunos são os chamados ‘obstáculos epistemológicos’. Os obstáculos/dificuldades epistemológicas são definidas de forma bem esclarecedora por Gaston Bachelard. Esse autor é um filósofo francês que propôs a ideia de ‘obstáculo epistemológico’ em seu livro A Formação do Espírito Científico no ano de 1996. O objetivo principal desse estudo foi averiguar através da literatura os obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard em sua obra A Formação do Espírito Científico, bem como identificar dentre os mesmos quais estão atrelados a não aprendizagem em Física conforme a teoria bachelardiana. O estudo em foco tratou-se de uma revisão literária que utilizou como acervo a obra A Formação do Espírito Científico de Gaston Bachelard, assim como acessou revistas e periódicos indexados, livros-técnicos e teses relevantes sobre os assuntos pertinentes ao tema. Após a leitura dessa obra de Bachelard, pode-se associar alguns dos obstáculos epistemológicos descritos pelo mesmo como causas dessa dificuldade à aprendizagem em Física. Ao longo do desenvolvimento desse estudo, pode-se perceber que é durante a prática de ensino que o professor pode constatar a existência desses obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard. Evidenciou-se que essas dificuldades à aprendizagem em Física podem estar atreladas a didática do professor e ao senso comum da sociedade em que o aluno está inserido. Ao ler a literatura pertinente ao tema, identificou-se alguns exemplos desses obstáculos epistemológicos tanto na obra de Gaston Bachelard como em outros estudos que tomam como base a obra deste.