Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: USO DO SOFTWARE LIVRE TRACKER NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA

Palavra-chaves: TRACKER, ENSINO DE FÍSICA, VÍDEO ANÁLISE, INSTRUMENTAÇÃO Pôster (PO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43108
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 59
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: USO DO SOFTWARE LIVRE TRACKER NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Vivemos em um mundo tomado e influenciado pela ciência e pela tecnologia. Notadamente necessitamos cada vez mais estarmos atualizados para interagir e intervir nessa nova sociedade. Essa perspectiva tem atribuído cada vez mais responsabilidades aos professores, já que estes são os mediadores do conhecimento e o filtro que separa os conteúdos significativos dos demais nessa sociedade demasiadamente informativa. Portanto, o que tem preocupados os pesquisadores da educação é justamente o método como levar inovação para dentro das salas de aula sem se desvincular dos objetivos da educação cientifica. Quando se trata do ensino e aprendizado da física, a tecnologia se torna uma aliada essencial na promoção do aprendizado, visto que através dela é discutido fenômenos que na maioria das vezes a mente do aluno não é capaz de idealizar. Dentre as inovações que surgiram para favorecer um bom aprendizado da física, destacamos o software Tracker por ser uma ferramenta gratuita, prática e de qualidade. O Tracker é uma ferramenta gratuita de análise e modelagem de vídeo construída na estrutura Java de Open Source Physics (OSP). Esse software é projetado para ser usado no ensino de física. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar o Tracker como ferramenta inovadora que pode ser aplicada no ensino da física, facilitando sua melhor compreensão. Além disso, pretende-se apresentar análises feitas com esse software a fim de influenciar a sua aplicação nas instituições de ensino básico e superior. A partir da concretização dos objetivos concluímos que o Tracker é uma poderosa ferramenta capaz de auxiliar o professor na exposição dos conteúdos físicos com uma análise mais sofisticada, promovendo o processo de ensino e aprendizagem da física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "TRACKER, ENSINO DE FÍSICA, VÍDEO ANÁLISE, INSTRUMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID337_04042018170655.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO VICENTE"
    "autor_email" => "thiagoassuncao94@hotmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43108
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 59
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: USO DO SOFTWARE LIVRE TRACKER NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Vivemos em um mundo tomado e influenciado pela ciência e pela tecnologia. Notadamente necessitamos cada vez mais estarmos atualizados para interagir e intervir nessa nova sociedade. Essa perspectiva tem atribuído cada vez mais responsabilidades aos professores, já que estes são os mediadores do conhecimento e o filtro que separa os conteúdos significativos dos demais nessa sociedade demasiadamente informativa. Portanto, o que tem preocupados os pesquisadores da educação é justamente o método como levar inovação para dentro das salas de aula sem se desvincular dos objetivos da educação cientifica. Quando se trata do ensino e aprendizado da física, a tecnologia se torna uma aliada essencial na promoção do aprendizado, visto que através dela é discutido fenômenos que na maioria das vezes a mente do aluno não é capaz de idealizar. Dentre as inovações que surgiram para favorecer um bom aprendizado da física, destacamos o software Tracker por ser uma ferramenta gratuita, prática e de qualidade. O Tracker é uma ferramenta gratuita de análise e modelagem de vídeo construída na estrutura Java de Open Source Physics (OSP). Esse software é projetado para ser usado no ensino de física. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar o Tracker como ferramenta inovadora que pode ser aplicada no ensino da física, facilitando sua melhor compreensão. Além disso, pretende-se apresentar análises feitas com esse software a fim de influenciar a sua aplicação nas instituições de ensino básico e superior. A partir da concretização dos objetivos concluímos que o Tracker é uma poderosa ferramenta capaz de auxiliar o professor na exposição dos conteúdos físicos com uma análise mais sofisticada, promovendo o processo de ensino e aprendizagem da física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "TRACKER, ENSINO DE FÍSICA, VÍDEO ANÁLISE, INSTRUMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID337_04042018170655.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO VICENTE"
    "autor_email" => "thiagoassuncao94@hotmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Vivemos em um mundo tomado e influenciado pela ciência e pela tecnologia. Notadamente necessitamos cada vez mais estarmos atualizados para interagir e intervir nessa nova sociedade. Essa perspectiva tem atribuído cada vez mais responsabilidades aos professores, já que estes são os mediadores do conhecimento e o filtro que separa os conteúdos significativos dos demais nessa sociedade demasiadamente informativa. Portanto, o que tem preocupados os pesquisadores da educação é justamente o método como levar inovação para dentro das salas de aula sem se desvincular dos objetivos da educação cientifica. Quando se trata do ensino e aprendizado da física, a tecnologia se torna uma aliada essencial na promoção do aprendizado, visto que através dela é discutido fenômenos que na maioria das vezes a mente do aluno não é capaz de idealizar. Dentre as inovações que surgiram para favorecer um bom aprendizado da física, destacamos o software Tracker por ser uma ferramenta gratuita, prática e de qualidade. O Tracker é uma ferramenta gratuita de análise e modelagem de vídeo construída na estrutura Java de Open Source Physics (OSP). Esse software é projetado para ser usado no ensino de física. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar o Tracker como ferramenta inovadora que pode ser aplicada no ensino da física, facilitando sua melhor compreensão. Além disso, pretende-se apresentar análises feitas com esse software a fim de influenciar a sua aplicação nas instituições de ensino básico e superior. A partir da concretização dos objetivos concluímos que o Tracker é uma poderosa ferramenta capaz de auxiliar o professor na exposição dos conteúdos físicos com uma análise mais sofisticada, promovendo o processo de ensino e aprendizagem da física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.