Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UMA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM O TEMA SOLUÇÕES

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO APRENDIZAGEM, SOLUÇÕES Comunicação Oral (CO) AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43401
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 472
    "inscrito_id" => 124
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM O TEMA SOLUÇÕES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática investigativa e contextualizada para o conteúdo de soluções. Os conceitos de Química são lecionados nas escolas desde o Ensino Fundamental na disciplina de Ciências, e mais especificamente no Ensino Médio. Está pesquisa teve como objetivo aplicar e analisar uma sequência didática para o Ensino de Química em uma turma do 2º ano do ensino médio com o tema soluções. As metodologias alternativas são formas de abordagens diferenciadas do conteúdo, com uso de aulas diferenciadas que coloque o educando em uma posição ativa de construção do conhecimento, para que junto com o professor o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente. As atividades seguintes trazem uma abordagem do conteúdo relacionando-o com o cotidiano e isso permite aos alunos uma identificação do conteúdo com a realidade.  De forma resumida, as atividades desenvolvidas em cada um das três etapas contemplaram: atividades em grupo que iniciaram com uma leitura do artigo científico da química nova na escola. Após a leitura, iniciamos um debate com cada grupo. A Segunda etapa foi resolução de exercícios e discussão do conteúdo abordado. A terceira etapa com uma aula experimental na sala de aula com a preparação de soluções. Nesta perspectiva, a construção do conhecimento a partir da aula prática, assim tem como resultados, a compreensão e o aprendizado do aluno visualizar como ocorrer determinada reação, ou até mesmo a visualização da mudança de cor da solução, assim os alunos ficaram com uma curiosidade em descobrir o que estava ocorrendo na reação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO APRENDIZAGEM, SOLUÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID124_28052018194833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DE OLIVEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA"
    "autor_email" => "edsoncosta38@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43401
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 472
    "inscrito_id" => 124
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM O TEMA SOLUÇÕES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática investigativa e contextualizada para o conteúdo de soluções. Os conceitos de Química são lecionados nas escolas desde o Ensino Fundamental na disciplina de Ciências, e mais especificamente no Ensino Médio. Está pesquisa teve como objetivo aplicar e analisar uma sequência didática para o Ensino de Química em uma turma do 2º ano do ensino médio com o tema soluções. As metodologias alternativas são formas de abordagens diferenciadas do conteúdo, com uso de aulas diferenciadas que coloque o educando em uma posição ativa de construção do conhecimento, para que junto com o professor o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente. As atividades seguintes trazem uma abordagem do conteúdo relacionando-o com o cotidiano e isso permite aos alunos uma identificação do conteúdo com a realidade.  De forma resumida, as atividades desenvolvidas em cada um das três etapas contemplaram: atividades em grupo que iniciaram com uma leitura do artigo científico da química nova na escola. Após a leitura, iniciamos um debate com cada grupo. A Segunda etapa foi resolução de exercícios e discussão do conteúdo abordado. A terceira etapa com uma aula experimental na sala de aula com a preparação de soluções. Nesta perspectiva, a construção do conhecimento a partir da aula prática, assim tem como resultados, a compreensão e o aprendizado do aluno visualizar como ocorrer determinada reação, ou até mesmo a visualização da mudança de cor da solução, assim os alunos ficaram com uma curiosidade em descobrir o que estava ocorrendo na reação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO APRENDIZAGEM, SOLUÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID124_28052018194833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DE OLIVEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA"
    "autor_email" => "edsoncosta38@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática investigativa e contextualizada para o conteúdo de soluções. Os conceitos de Química são lecionados nas escolas desde o Ensino Fundamental na disciplina de Ciências, e mais especificamente no Ensino Médio. Está pesquisa teve como objetivo aplicar e analisar uma sequência didática para o Ensino de Química em uma turma do 2º ano do ensino médio com o tema soluções. As metodologias alternativas são formas de abordagens diferenciadas do conteúdo, com uso de aulas diferenciadas que coloque o educando em uma posição ativa de construção do conhecimento, para que junto com o professor o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente. As atividades seguintes trazem uma abordagem do conteúdo relacionando-o com o cotidiano e isso permite aos alunos uma identificação do conteúdo com a realidade. De forma resumida, as atividades desenvolvidas em cada um das três etapas contemplaram: atividades em grupo que iniciaram com uma leitura do artigo científico da química nova na escola. Após a leitura, iniciamos um debate com cada grupo. A Segunda etapa foi resolução de exercícios e discussão do conteúdo abordado. A terceira etapa com uma aula experimental na sala de aula com a preparação de soluções. Nesta perspectiva, a construção do conhecimento a partir da aula prática, assim tem como resultados, a compreensão e o aprendizado do aluno visualizar como ocorrer determinada reação, ou até mesmo a visualização da mudança de cor da solução, assim os alunos ficaram com uma curiosidade em descobrir o que estava ocorrendo na reação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.